TUTORIAL DE ESCALADA - VIDEOAULA

Aqui você pode assistir diversos tutoriais de escalada (videoaulas) onde é demonstrado de forma prática e didática algumas técnicas e procedimentos de segurança utilizados na escalada em rocha. São diversas dicas de como escalar com segurança, onde você reciclar seus conhecimentos ou reforçar o que foi ensinado por um instrutor capacitado em um curso básico ou avançado de escalada.  

- Tutorial 1: Como montar uma parada dupla com X mágico, X mágico bloqueado e semi bloqueado.

- Tutorial 1: Como montar uma parada dupla com o triângulo bloqueado.

- Tutoriais 1 e 2: Como montar uma parada dupla com o Quad.

- Tutorial 3: Proteções móveis utilizadas na escalada - stopper, hexentric, tricam, camalot, friend e big bro.

- Tutorial 4: Como montar uma parada tripla, móvel e bloqueada.

- Tutorial 5: Perigo na utilização da borracha (string) no mosquetões das costuras longas (exemplo: 60 e 80cm).

- Tutorial 6: Três tipos de nós auto-blocante da escalada: prusik, machard e autoblock.

- Tutorial 7: Dois tipos de nó de emenda para cordelete - Oito e Pescador Duplo.

- Tutorial 8: Três tipos de nó de emenda para corda dupla de escalada: aselha simples, oito e pescador duplo.

- Tutoriais 9 e 10: Algumas formas de fazer o rapel estendido na escalada, utilizando um freio tipo ATC afastado, associado com o nó autoblock no loop da cadeirinha. A extensão pode ser feita com uma solteira tipo loop chain, solteira tipo PAS, anel de fita (60, 80 e 120cm) ou costura com mosquetões de rosca nas duas pontas.

- Tutorial 11: Parada dupla tipo SWAMP (Shelf Without a Master Point) com um anel de fita de 60cm. Opção interessante quando é preciso fazer uma parada bloqueada, mas o escalador possui apenas um fita pequena.

- Tutorial 12: Criando uma solteira (autosseguro) com anel de fita de 80cm com e sem nó tipo Boca de Lobo.

- Tutorial 13: Alguns tipos de solteiras (autosseguro) utilizados na escalada, como a loop chain, anel de fita do 80cm e a PAS.

- Tutorial 14: Costura de escalada no estilo alpino com anel de fita de 60, 80 ou 120cm.

- Tutorial 15: Comparativo entre Nylon (Poliamida), Poliéster e Dyneema (Spectra e Dynex) nas fitas de escalada.

- Tutorial 16: Parada dupla equalizada com um nó tipo boca de lobo em uma fita de dyneema de 60 centímetros.

- Tutorial 17: Parada dupla sequencial com um anel de fita de poliéster de 120cm e dois mosquetões de rosca.

- Tutorial 18: Nó oito de encordamento, conhecido popularmente como oito duplo ou oito guiado.

- Tutorial 19: Volta do fiel é um tipo de "nó" muito utilizado na escalada, principalmente se existe a necessidade de uma ancoragem rápida com a própria corda, ou para ajudar na construção de alguma parada.

- Tutorial 20: Correta utilização da Daisy Chain na escalada e os riscos caso seja utilizada de forma errada! Lembrando que a Daisy Chain é indicada para escalada em artificial e sempre com dois mosquetões.

- Tutorial 21: Explicando a "mágica" na falha da Daisy Chain.

- Tutorial 22: Nó borboleta alpina utilizado na escalada como uma opção de encordamento no meio da corda, ancoragem ou para isolar uma pedaço da corda que esteja danificado durante o rapel. Também é muito utilizado em travessia de glaciares.

- Tutorial 23: O Balso pelo seio é outro nó de escalada utilizado como opção de nó encordamento no meio da corda ou em uma ancoragem, podendo ser utilizado em uma parada sequencial.

- Tutorial 24: Aselha de oito também é um nó de escalada utilizado como opção de nó encordamento no meio da corda, podendo ser usado em paradas e ancoragens, ou para criar uma alça na corda em situações diversas. 

-Tutorial 25: Aselha simples é um nó auxiliar que pode ser utilizado em algumas paradas ou ancoragens, como o triângulo bloqueado e Quad.

-Tutorial 26: Mariner é um nó muito utilizado nos procedimentos de autorresgate da escalada, quando é necessário fazer a transferência de carga de um sistema para o outro.

- Tutorial 27: Qual sapatilha de escalada é mais indicada para iniciantes? Começou na escalada e deseja comprar uma sapatilha, mas não sabe qual o modelo é mais indicado para iniciantes?

- Tutorial 28: Nó de mula, muito utilizado no autorresgate, realizado no freio tipo ATC. Esse procedimento é feito pelo participante (segurador) para travar a corda do guia.

Escalada é uma atividade perigosa, as informações disponíveis nesses vídeos não garantem sua segurança, são informações básicas e teóricas. Para iniciar no mundo da escalada ou ampliar seu conhecimento é recomendável a orientação de um profissional qualificado através de um curso de escalada com aulas presenciais.

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados