IMPERMANÊNCIA DE TODAS AS FORMAS - CANTAGALO OESTE

A Impermanência de Todas as Formas fica localizada na montanha Cantagalo Oeste, no Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.

 

Saindo da cidade do Rio de Janeiro o acesso é realizado através da BR 040, subindo a serra de Petrópolis até o distrito de Itaipava, onde é preciso entrar na Estrada União Indústria e depois na BR 495, que liga os municípios de Petrópolis e Teresópolis.  Após 7,5 quilômetros na BR 495, aproximadamente 10 minutos de carro, é preciso pegar uma entrada a esquerda, na direção do Vale do Cuiabá, e seguir por mais 7 quilômetros até a base da montanha.

 

A trilha para a base da via é muita curta, começa em uma espécie de cerca de bambu, seguindo inicialmente por um aceiro e depois por uma trilha bem definida até a base da via Oliver Ochs. Para acessar a base da Impermanência basta descer pela direita um pouco antes do final da trilha, procurando a linha de chapeletas. Uma boa referência é um platô de mato no meio da parede, com uma espécie de diedro/teto e mancha amarela. A base da Impermanência fica exatamente a direta dessa referência.

 

A via tem um grau médio em torno do quinto grau, com um crux delicado de sétimo, que é muito bem protegido e pode ser feito em artificial. Sua principal característica são as duas grandes churreiras, na terceira e quinta enfiadas, mas a via também possui lances de aderência e abaulados. Ela pode ser feita em cinco ou seis enfiadas de corda, todas com as paradas duplas (inclusive as de rapel) e o rapel pode ser feito com uma corda de sessenta metros pela própria via.

Grau de Dificuldade: 5° VIIb E2 D2 280m

Conquistadores: Alex Ribeiro (Che), Mario Arnaud e Rafael Wojcik

Ano da Conquista: 2004

ACESSO PARA O CANTAGALO OESTE SAINDO DO RIO DE JANEIRO
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados