VEREDA TROPICAL - PICO DA TIJUCA

A Vereda Tropical fica localizada no Pico da Tijuca, na mesma face da P3 e da Magia Vertical, e seu acesso é pela Sede do Parque Nacional da Tijuca, que abre as 8:00 horas da manhã e fica localizada no Alto da Boa Vista. Entrando no parque é preciso seguir pela estradinha de asfalto, sempre em direção ao Bom Retiro, onde fica a entrada da trilha. Recomenda-se chegar cedo já que a escalada fica localizada na quente face norte e a região é muito frequentada.

 

A trilha para o Pico da Tijuca fica no final do estacionamento do Bom Retiro, onde existem algumas mesas de cimento utilizadas para pick-nick e um funcionário controla o acesso. Após aproximadamente 5 minutos de caminhada existe uma bifurcação para a esquerda, em direção ao Pico do Papagaio, mas para o Pico da Tijuca é preciso seguir reto. A trilha começa subindo, depois tem um trecho de descida, mas logo em seguida volta a subir novamente. Após aproximadamente 20 minutos de caminhada vai existir uma curva em cotovelo, nesse momento é preciso sair da trilha principal e pegar um vestígio de trilha até a parede. Vale ressaltar que a base da Vereda Tropical e da LSD é a mesma, inclusive as duas primeiras enfiadas são compartilhadas, havendo a separação apenas na terceira enfiada.

 

A primeira enfiada segue por uma calha protegida por grampos, que apesar de fácil, requer muita atenção, já que é coberta de limo. Essa enfiada é curtinha e termina em um platô confortável, onde é feita a P1.

 

A segunda enfiada é uma retinha em artificial fixo, que pode ser feita em livre, neste caso sendo cotada em VIIb. Essa enfiada termina logo após o trecho de artificial, em um platô confortável, onde pode ser feita a P2.

 

A terceira enfiada é um pouco mais longa e segue em diagonal para a direita, com uma proteção mais espaçada, sempre na casa do terceiro ou quarto grau de dificuldade. Essa enfiada possui alguns lances com vegetação, o que pode dificultar a localização dos grampos, mas nada muito complicado. Ela termina na base de uma grande calha, onde pode ser feita a P3. É preciso fica atendo, porque saindo da P2 para a esquerda é a SLD, mas a Vereda Tropical é em diagonal para a direita!

 

A quarta enfiada é a mais difícil da via, ela segue por uma calha vertical com agarras grandes, e seu crux é cotado em quarto superior, já no final da enfiada. O crux é o movimento para sair dessa calha, fazendo um lance em horizontal para direita, utilizando algumas agarras grandes para superar uma barriguinha.

 

A quinta e última enfiada começa com um grau de dificuldade baixo, algo em torno do segundo ou terceiro grau, mas depois entra no costão final até a zona de vegetação, onde é preciso pegar a trilha de acesso ao cume.  

 

Chegando no cume basta descer a trilha principal do Pico da Tijuca, onde sua principal característica é a escadaria esculpida na rocha e as correntes em forma de corrimão. A descida até o Bom Retiro dura aproximadamente 45 minutos.

 

Grau de Dificuldade:  4° IVsup (VIIb/A0)

Conquistadores: Eugênio Epprechet, José Prata e Cláudio Linhares.

Ano: 1982

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados