ESCALADA NO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS

O Parque Estadual dos Três Picos, popularmente conhecido como Salinas, fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro, mas precisamente entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. Salinas é considerado o centro de escalada de grandes paredes do Brasil, onde o destaque é a via Face Leste do Pico Maior, sendo essa montanha o ponto culminante da Serra do Mar com 2.366 metros. Além do Pico Maior, também se destacam o Pico Médio, Pico Menor, Capacete e Cabritos. 

 

As escaladas em Salinas são muito conhecidas por sua extensão e exposição. As vias podem variar de 400 metros até 1.000 metros dependendo da montanha, sendo geralmente classificadas com o grau de exposição E3, mas existem vias mais acessíveis como a clássica CERJ e El Kabong no Capacete.

 

O principal acesso para o Parque Estadual dos Três Picos é através da RJ 492, estrada que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, sendo preciso pegar uma estrada secundária na altura da divisa dos dois município.  Basta entrar estrada secundária, seguindo as placas em direção do Barracão do Mendes, Santa Cruz, Ibelga e Três Picos.

 

Existem diversos refúgios que oferecem dormitório ou área para camping, os mais conhecidos são o Refúgio das Águas do Sergio Tartari, Canto da Pedra do Alexandre Portela e Republica Três Picos do Mascarim.

Escaladas Clássicas
CERJ
Escaladas Clássicas
SÓLIDAS ILUSÕES
Escaladas Clássicas
FACE LESTE
Escaladas Clássicas
SILVIO MENDES
Escaladas Clássicas
MARIO ARNAUD
Escaladas Clássicas
RODOLFO CHERMONT
Escaladas Clássicas
EL KABONG
Escaladas Clássicas
ROBERTA GROBA
Escaladas Clássicas
NO MUNDO DA LUA
Escaladas Clássicas
SERGIO JACOB
Escaladas Clássicas
FATA MORGANA
ACESSO PARA O PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS SAINDO DO RIO DE JANEIRO
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados