PICO DA CANASTRA - CANELA - RIO GRANDE DO SUL

Escaladas Clássicas
Escaladas Clássicas

O Pico da Canastra é uma linda torre de basalto de aproximadamente 200 metros localizada no munícipio de Canela (RS) e um dos points mais clássicos de escalada tradicional no RS.

 

No início do mês, durante uma viagem pelo Sul com minha esposa, dei uma escapulida e fui encontrar o Fernandes e o Fil lá na Canastra. Marcamos em frente ao refúgio. Como eu estava em Canela foi tranquilo ir até lá. Cheguei cedo e fiquei esperando os dois que tiveram que pegar um desvio na estrada por conta de uma interdição por obras. Nada demais. Uma hora depois eles chegaram.

Escaladas Clássicas
Escaladas Clássicas
Escaladas Clássicas

Apenas o Fil conhecia o local. Foi imprescindível, pois a entrada da trilha estava bem fechada. Deixamos os carros no Refúgio da Canastra. A entrada da trilha é bem em frente à do Refúgio. Trilha curta, rapidamente estávamos na base. Depois de entrarmos na via errada (provavelmente havíamos entrado na via Porca Tróia - 6º VIIa), voltamos e fomos para a via que pretendíamos escalar... A Ronco do Bugio - 4º V.

Escaladas Clássicas
Escaladas Clássicas

Como eu era o forasteiro ali, os dois me deixaram guiar a via toda! Heheh Isso, sem contar que eu havia esquecido todo meu material de escalada no Rio e eles me emprestaram tudo! Valeu, galera!

 

A via é tranquila alternando lances de aderência, agarras e diedros. Na 3ª enfiada tem um lance bem legal protegido por um piton. É uma passada em horizontal para a direita bem aérea sobre uma aresta. Depois vem mais uma enfiada bem curtinha até o platô do almoço, um platô enorme onde chegam várias vias. Dali tocamos para o cume por uma enfiada mais pela esquerda que é compartilhada com a Bugio Solando 5º VI. A enfiada mais bonita da via, com certeza! Um sistema de fendas e diedros com lances aéreos até o cume! Lá assinamos o livro de cume e rapelamos.

 

Via: Ronco do Bugio

Grau de Dificuldade: 4º V

Conquistadores: Ricardo Capelari e Luíz H. Cony

Ano da Conquista: 1984

 

Dados do Refúgio do Canastra:

(54) 282-1345 ou (54) 9966-5971 - Rodrigo

(54) 295-1252 - Suninha

 

Texto: Mauro Mello

ACESSO PARA O PICO DA CANASTRA