ESCALADA NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma das regiões mais fantásticas do estado do Rio de Janeiro, onde montanhas emblemáticas como Dedo de Deus e Agulha do Diabo ganham destaque. O parque é considerado por muitos o berço do montanhismo, graças a conquista do Dedo de Deus pela Teixeira em 1912, símbolo do montanhismo no Brasil.

 

A sede principal fica localizada na cidade de Teresópolis, sendo a porta de entra para as principais escaladas e caminhadas do parque, mas também existem as sedes de Guapimirim e Petrópolis. O acesso para o Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe é feito por trilhas na beira da BR 116, estrada que liga as cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis. Já o acesso para o Garrafão (via normal), Pedra do Sino, Verruga do Frade, Morro da Cruz, São Pedro, São João e Agulha do Diabo é pela sede principal em Teresópolis.

 

Além das escaladas o parque conta com diversas trilhas e travessias. A travessia de Petrópolis até Teresópolis é uma das principais atrações, sendo considerada a mais bonita do Brasil. Essa travessia conta com dois pontos de apoio, o Refúgio do Açú e o Refúgio do Sino, ambos contam com beliches, cozinha e banheiro. A travessia geralmente é feita em três dias, dormindo uma noite em cada refúgio, mas pode ser feita em dois ou até mesmo um dia. Também existe a Travessia da Neblina, no lado de Teresópolis, que pode ser feita em apenas um dia e passa por diversas montanhas, onde o destaque são os cumes do "rosto do frade".

Vale ressaltar que é preciso preencher e assinar o documento de conhecimento de risco para entrar no parque, seja para as escaladas, como para as trilhas e travessias. Nas montanhas onde o acesso não passa pela entrada do parque, como por exemplo o Dedo de Deus, basta deixar o termo na sede de Teresópolis ou na sede de Guapimirim.

Escaladas Clássicas
LESTE
Escaladas Clássicas
JARARACA - CABEÇA DE PEIXE
Escaladas Clássicas
TEIXEIRA
Escaladas Clássicas
VERRUGA DO FRADE
Escaladas Clássicas
CHAMINÉ CASSIN
Escaladas Clássicas
DIEDRO TETRAMANON
Externa do Nariz do Frade
EXTERNA DO NARIZ DO FRADE
Escaladas Clássicas
APERITIVO
Passagem Abissal
PASSAGEM ABISSAL
Variante Gilda Borges
VARIANTE GILDA BORGES
Escaladas Clássicas
AGULHA DO DIABO
Escaladas Clássicas
DEDO DE NOSSA SENHORA
Escaladas Clássicas
PAREDÃO PARAGUAIO
DSC05407.JPG
DIEDRO SALOMITH
ACESSO PARA O PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS
CONHECIMENTO DE RISCO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados