TERRA DE CANINO - PEDRA HIME

A Terra de Canino fica na Pedra Hime em Jacarepaguá, no Parque Estadual da Pedra Branca, zona oeste do Rio de Janeiro. O acesso é feito através da Pedreira Tamoio, onde é preciso preencher uma ficha de acesso, e depois seguir pela extrema direita, por uma estrada de terra, sempre na direção da parede até a entrada da trilha.

 

A trilha é muito bem sinalizada, com diversas placas indicando o caminho, que passa pela Falésia dos Anéis e depois segue na direção das vias de escalada da Pedra Hime. No final da trilha tem uma pequena clareira, com a base da via Cidade dos Anjos a esquerda, e a aresta leste em frente, formando uma espécie de calha. Seguindo pela calha ficam as bases das vias Canino Sampaio, Canino Cascudo, Terra de Canino e Canino Esportivo.

 

A Terra de Canino é cotada em 6º VIIa A0, muito bem protegida em seus 145 metros de extensão, dividida em 5 enfiadas relativamente curtas, onde sua principal característica são os três diedros protegidos por grampos. Somente no último diedro existe a necessidade de proteção móvel, onde é preciso colocar um Camalot #.75 ou #1 após o primeiro grampo. Um nut Black Diamond #13 também fica muito bem encaixado nesse lance, podendo ser uma opção! No final a via segue pela Canino Cascudo, passando por um lace de VI antes de acessar o cume.

 

A base é de fácil localização, já que é compartilhada com a Canino Esportivo, que segue pela direita, enquanto a Terra de Canino segue pela esquerda. A descida deve ser feita pela trilha do cume e dura aproximadamente 45 minutos até a entrada da pedreira. Caso queria rapelar pela própria via, recomendo não fazer cume e iniciar o rapel da P4. 

 

Grau de dificuldade: 6º VIIa A0 E1 D2 145 metros

Conquistadores: Carlos Alberto Sampaio Loureiro, Alexandre Mello, Nielson de Oliveira Sampaio e Noelson de Oliveira Sampaio 

Ano da Conquista: 2005

ACESSO PARA A PEDRA HIME
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados