PASSAGEM ABISSAL - DEDO DE DEUS

Passagem Abissal é uma longa travessia que cruza praticamente toda a face sul do Dedo de Deus. Para fazer a Passagem Abissal é preciso seguir pela esquerda a partir da P4 do Diedro Salomith, fazendo uma travessia fácil até a parada dupla na base da Variante Gilda Borges, onde pode ser feita a P1.

Na sequencia a via segue em travessia para a esquerda, sempre utilizando proteções móveis, até uma parada dupla na base da chaminé da Face Sul, onde pode ser a P2. Para finalizar é preciso continuar em travessia para a esquerda, agora utilizando os grampos da primeira enfiada da Face Sul, para depois finalizar em uma fenda em móvel para cima.

Caso queira evitar esse último lance, que é fenda em móvel para cima, basta seguir em travessia para a esquerda, fazendo toda a primeira enfiada da Face Sul no sentido inverso. 

Obs: A Passagem Abissal também pode ser feita no sentido inverso, ou seja, começando pela Face Sul e terminando da Variante Gilda Borges ou no Diedro Salomith.

Dificuldade: 5° VIsup 

Conquistadores: André Ilha e Ricardo de Moraes 

Ano da Conquista: 1991

Equipamento sugerido: corda de 60 metros, 14 costuras, um jogo de BD Camalot do .4 ao 3 e um jogo de nuts. Repetindo algumas peças médias pode ajudar no psicológico. 

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados