PASSAGEM ABISSAL - DEDO DE DEUS
Passagem Abissal é uma longa travessia que cruza praticamente toda a face sul do Dedo de Deus. Para fazer a Passagem Abissal é preciso seguir pela esquerda a partir da P4 do Diedro Salomith, fazendo uma travessia fácil até a parada dupla na base da Variante Gilda Borges, onde pode ser feita a P1.
Na sequencia a via segue em travessia para a esquerda, sempre utilizando proteções móveis, até uma parada dupla na base da chaminé da Face Sul, onde pode ser a P2. Para finalizar é preciso continuar em travessia para a esquerda, agora utilizando os grampos da primeira enfiada da Face Sul, para depois finalizar em uma fenda em móvel para cima.
Caso queira evitar esse último lance, que é fenda em móvel para cima, basta seguir em travessia para a esquerda, fazendo toda a primeira enfiada da Face Sul no sentido inverso.
Obs: A Passagem Abissal também pode ser feita no sentido inverso, ou seja, começando pela Face Sul e terminando da Variante Gilda Borges ou no Diedro Salomith.
Dificuldade: 5° VIsup
Conquistadores: André Ilha e Ricardo de Moraes
Ano da Conquista: 1991
Equipamento sugerido: corda de 60 metros, 14 costuras, um jogo de BD Camalot do .4 ao 3 e um jogo de nuts. Repetindo algumas peças médias pode ajudar no psicológico.