top of page

A SOMA DE TODOS OS MEDOS - CANTAGALO

A Soma de Todos os Medos fica localizada na montanha Cantagalo, no Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.

 

Saindo da cidade do Rio de Janeiro o acesso é realizado através da BR 040, subindo a serra de Petrópolis até o distrito de Itaipava, onde é preciso entrar na Estrada União Indústria e depois na BR 495, que liga os municípios de Petrópolis e Teresópolis.  Após 7,5 quilômetros na BR 495, aproximadamente 10 minutos de carro, é preciso pegar uma entrada a esquerda, na direção do Vale do Cuiabá, e seguir por mais 9 quilômetros até um condominio de casas com guarita e cancela, para depois seguir até praticamente a base da montanha.

A trilha para a base da via é muita curta, começa inicialmente por um aceiro e depois por uma trilha curta pela esquerda, mais ou menos na altura de uma caixa d'agua de concreto. Essa trilha é relativamente bem demarcada e segue até a base da via onde atualmente tem uma placa em sua base. Todo o trajeto do carro até a base demanda cerca de 20 minutos.

A via segue por uma longa e obvia diagonal da esquerda para direita, para depois seguir reto a partir do "ombro" no lado direito da montanha. Ela tem aproximadamente 730 metros de extensão, ditribuidos em 16 enfiadas, onde predomina a escalada em agarra com proteções fixas e paradas duplas, mas eventualmente é necessário utlizar proteções móveis. O grau de dificuldade fica sempre na casa do quarto grau, mas é preciso escalar diversos lances obrigatórios de quinto e sexto grau ao londo da escalada.

Como a escalada segue por uma longa diagonal, o rapel pela própria via pode ser muito complicado, principalmente em caso de chuva, logo é recomendável descer por trilha. A trilha de descida dura aproximadamente duas horas e termina do outro lado da montanha, sendo recomendável um resgate de carro. 

Outra via muito interessante no Cantagalo é a Kundalini, além da Impermanencia de Todas as Formas no Cantagalo Oeste.

Grau de Dificuldade: 6° Vsup A1/VIIb E3/E2 D4 725m

Conquistadores: Alex Ribeiro, Alexandre Motta, Jorge Fernandes, Mateus Reis, Renato Mattos, Waldyr Neto

Ano da Conquista: 2006

bottom of page