ESCALADA NO RIO DE JANEIRO

As montanhas fazem parte do dia a dia do carioca, já que de qualquer ponto da cidade é possível vê-las com facilidade, e talvez seja por isso que a cidade esteja na vanguarda da escalada brasileira. Aqui existem diversos setores, com uma extensa quantidade de vias de escalada, como a Urca, Floresta da Tijuca, Zona Sul, Jacarepaguá, Guaratiba e Niterói, que apensar de ser outra cidade, está localizada na região metropolitana.

 

No Rio de Janeiro também existem diversos centros excursionistas, que fazem parte da cultura de montanha da cidade, oferecendo orientação e apoio para escaladores de todos os estilos e idades. A Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) atua diretamente no desenvolvimento do esporte e promove anualmente a Abertura da Temporada de Montanhismo, batizada recentemente de Rio nas Montanhas.

 

A Invasão Feminina, que é uma homenagem as escaladoras, acontece na Urca nos meses de março e o número de participantes só cresce. O Rio Mountain Festival também acontece anualmente no Cinema Odeon, no centro da cidade, com produções nacionais e internacionais.

Os melhores guias de escalada, como o Guia da Urca e o Guia da Floresta da Tijuca, foram produzidos aqui e ambos são considerados como referência pela qualidade e riqueza nos detalhes. Muito foi falado sobre a geração lendária, do Sergio Tartari e Alexandre Portela, que acelerou o desenvolvimento do esporte na década de 80, com a conquista de diversas vias na cidade e na região serrana.

A primeira e única Associação dos Guias e Instrutores de Escalada do Brasil, a AGUIPERJ, foi criada no Rio de Janeiro e conta com um extenso número de guias e instrutores em seu quadro, inclusive de outros estados.  A AGUIPERJ muito provavelmente será a base para a criação de uma Associação Brasileira de Guias de Escalada, o que vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento dessa atividade.

A região serrana do estado também é referência em escalada e montanhismo, onde os parques de Itatiaia, Serra dos Órgãos e Três Picos (Salinas) ganham destaque pela imponência de suas montanhas. Vias clássicas como a Face Leste do Dedo de Deus, Agulha do Diabo e Face Leste do Pico Maior ainda hoje povoam o imaginário dos novos escaladores, sendo inclusive um desafio para escaladores mais experientes.  

Escalada no Rio de Janeiro
URCA
Escalada no Rio de Janeiro
JACAREPAGUÁ
Escalada no Rio de Janeiro
TRÊS PICOS
Escalada no Rio de Janeiro
FLORESTA DA TIJUCA
Escalada no Rio de Janeiro
NITERÓI
Escalada no Rio de Janeiro
ITATIAIA
Escalada no Rio de Janeiro
ZONA SUL
Escalada no Rio de Janeiro
SERRA DOS ÓRGÃOS
Escalada no Rio de Janeiro
PETRÓPOLIS