APERITIVO - ESCALAVRADO

A via Aperitivo é uma via clássica de escalada no estilo de aderência, localizada no Escalavrado, uma montanha imponente da Serra dos Órgãos. São aproximadamente 500 metros de escalada com uma exposição elevada nos lances mais fáceis e uma exposição “amigável” nos lances mais difíceis.

 

Para quem sai do Rio de Janeiro ou Teresópolis o ideal é estacionar o carro no Posto Garrafão na BR 116 e depois subir caminhando pela estrada por 1,6 km (25 minutos) até a entrada da trilha.

 

Subindo a estrada a partir do Posto Garrafão, a entrada da trilha fica logo após uma curva em cotovelo para a direita, passando por um muro de contenção branco de uns quatro metros de altura. Após esse muro de contenção, cerca de 15 metros, fica uma espécie de caixa d`água para escoamento da água da chuva, que marca o inicio da trilha. Na sequência basta caminhar por um leito de rio seco, virar para direita por uma trilha não muito bem definida, para depois cair para a esquerda até a base. Dependendo da época do ano e da frequência trilha, apensar de curta, pode não estar muito bem definida, logo é preciso atenção na orientação.

Observação: Em janeiro de 2019 foi identificado a presença de abelhas na trilha de acesso, verifique a situação antes da escalada.

A via conta com 10 enfiadas e quase todas as paradas estão duplicadas, com exceção da P2 e P3. A escalada começa com um grau de dificuldade baixo, na casa do terceiro, mas vai aumentando na medida que ganha altura, ficando sempre na casa do quarto ou quinto grau, além de um crux de quinto superior e outro de sexto.

 

A escalada termina no dorso, logo para fazer cume é preciso subir o costão da rota normal do Escalavrado por mais alguns minutos.  Para voltar basta descer pela rota normal até a estrada, lembrando que é possível fazer o rapel de qualquer ponto da via com uma corda de 60 metros.

Para realizar essa escalada basta uma corda de 60 metros, duas peças móveis médias, equivalentes ao BD Camalot .75 e 1, além de costuras e mosquetões diversos. Também recomendo levar uma escovinha e deixar ela pendurada na cadeirinha, caso algum lance esteja sujo e precise ser limpo.

 

Para o croqui da via clique no link.s diversos.

Grau de Dificuldade: 5º VI E3 D3 500 metros

Conquistadores: Miguel Monteza, Cadu Spencer e Jayme Prestes

Ano da Conquista: 2006

ACESSO PARA A BASE DA VIA SAINDO DO POSTO GARRAFÃO
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados