DIRETÍSSIMA SUL (AUSTRÍACOS) - CORCOVADO

A Diretíssima Sul fica localizada na imponente face sul do Corcovado e foi conquistada em artificial fixo por uma equipe de austríacos em 1974. Para acessar a base é preciso pegar a trilha do Parque Lage, ou entrar pela trilha da Rua Viúva Lacerda no bairro do Humaitá, que segue margeando a rocha e passa pelas bases das vias do contraforte até a face sul.

 

A via possui oito enfiadas de corda, todas no estilo de artificial fixo e conta com paradas duplas de grampos de meia polegada. Escalando rápido pode ser feita em apenas um dia, ou em dois dias com pernoite no platô da quinta enfiada.

 

Muitas proteções fixas da conquista (1/4 de polegada) estão em péssimo estado de conservação e devem ser utilizadas apenas como forma de progressão, mas a via conta com muitos grampos de meia polegada para a segurança em caso de queda. Em alguns lances foram adicionados parafusos ou buracos, logo é preciso levar nuts de cabo e cliff do tipo Talon. Também é interessante levar um friend de tamanho mediano, como o Camalot #1, para fazer o primeiro lance da via, já que a primeira proteção fixa está relativamente alta.

 

Ela termina em um grande platô de mato, onde pode ser feita uma parada em árvore. Na sequência é preciso subir por uma calha a esquerda, passando por trechos sujos de rocha e mato até um segundo platô, onde tem uma parada dupla.

 

Seguindo para a direita desse segundo platô, sempre margeando a parede, é possível identificar uma nova parede com três grampos muito próximos. No entanto, seguindo um pouco mais para a direta e fazendo um pequeno rapel utilizando uma árvore é possível sair na última enfiada de K2.

 

Para acessar o cume basta fazer a última enfiada da K2 e depois seguir pela trilha até o Cristo Redentor. Para voltar basta descer a estrada de acesso ao Cristo na direção das Paineiras.

Grau de Dificuldade: A1+ E2/E3 D4 300m

Ano da Conquista: 1974

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados