SUDOESTE DO ALTO MOURÃO

A Sudoeste é uma das via de escalada mais repetidas no Alto Mourão, que apesar de exposta, possui uma linha estética e um grau de dificuldade intermediário, geralmente em torno do terceiro, mas com alguns lances de quarto e um crux de quinto. Uma dica é fazer a Oswaldo Pereira primeiro, que possui um grau de exposição mais amigável!

 

Para acessar a base é preciso pegar a trilha na entrada do Parque Estatual da Serra do Tiririca na praia de Itacoatiara, na cidade de Niterói. Essa trilha sobe por um caminho bem definido, mas em seguida aparece uma clareira, uma espécie de trevo. Nesse momento é preciso seguir reto, descendo na direção da Enseada do Bananal. Indo para a esquerda é a trilha para as vias de escalada do Morro do Telegrafo, para a direita é a trilha para o costão de Itacoatiara.

 

Seguindo na direção da enseada, após alguns minutos a trilha segue próxima do mar, onde existe um grande bloco de pedra. Logo após esse grande bloco de pedra é preciso seguir por uma bosque na direção do Alto Mourão. Esse trecho não é muito bem definido, mas procurando alguns marcos ou sinalizações nas árvores é possível chegar na base das vias sem muita dificuldade. Como referência, olhando para a parede, a Sudoeste fica a esquerda da Oswaldo Pereira.

 

A via possui cerca de 10 enfiadas e seu início é bem fácil, sempre na casa do terceiro grau, o que permite escalar em simultâneo para economizar tempo. Depois a via segue por algumas enfiadas de quarto grau e termina no crux de quinto. Vale destacar a presença de vegetação na parte final, inclusive no crux, onde tem um platô (geralmente úmido) que está em processo de erosão e pode complicar o lance. Com relação ao grau de exposição, a via é cotada como E3, mas nos lances difíceis a grampeação não é tão distante, provavelmente um E2.  

 

A melhor opção de descida é pela trilha que começa no cume do Alto Mourão e termina na serrinha entre Itacoatiara e Itaipuaçu. Essa trilha é simples e dura aproximadamente quarenta e cinco minutos, mas se o carro estiver estacionado próximo da entrada do parque, reserve mais uns trinta minutos de caminhada.

 

Grau de Dificuldade: 4º V E3 D3 500M

Conquistadores: Andre Ilha, Antônio Carlos Magalhães, Dáiro Rodrigues dos Santos, Ricardo de Moraes Almeida.

Ano da Conquista: 1978

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados