top of page

KUNDALINI - CANTAGALO

A Kundalini fica localizada na montanha Cantagalo, no Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.

 

Saindo da cidade do Rio de Janeiro o acesso é realizado através da BR 040, subindo a serra de Petrópolis até o distrito de Itaipava, onde é preciso entrar na Estrada União Indústria e depois na BR 495, que liga os municípios de Petrópolis e Teresópolis.  Após 7,5 quilômetros na BR 495, aproximadamente 10 minutos de carro, é preciso pegar uma entrada a esquerda, na direção do Vale do Cuiabá, e seguir por mais 9 quilômetros até um condominio de casas com guarita e cancela, para depois seguir até praticamente a base da montanha.

A trilha para a base da via é muita curta, começa inicialmente por um aceiro e depois por um leito de rio seco até a base da via. Uma boa referência é o grande totem onde o sistema de fendas da Kundaline cruza de ponta a ponta, basta chegar na base dele!

 

A via tem um grau médio em torno do quito grau, com um ou dois crux de quinto superior, sempre muito bem protegido por proteções móveis ou proteção fixa. Sua principal característica é o seu sistema de fendas, que começa com fendas bem finas e termina com fendas mais largas, sendo que a transiçao de um sistema para o outro geralmente é feito em aderencia. Ela pode ser feita em seis ou sete enfiadas curtas de até 30 metros, com excessão da primera que deve ter uns 50 metros. Todas com as paradas duplas (inclusive as de rapel) e o rapel pode ser feito com uma corda de sessenta metros pela própria via, com excessão da primeira enfiada, logo recomenda-se deixar uma segunda corda de 60 metros fixada na P1 para o rapel até a base da via.

Outra via muito interessante no Cantagalo é a Soma de Todos os Medos, além da Impermanencia de Todas as Formas no Cantagalo Oeste.

Grau de Dificuldade: 5° Vsup E1/E22 D2 175m

Conquistadores: André Ilha, Reinaldo Rabelais e Tela Fonseca

Ano da Conquista: 2022

bottom of page