TRANSBAÚ - PEDRA DO BAÚ - SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

A Transbaú fica localizada na face norte da Pedra do Baú e seu acesso é através da Rodovia Benedito Gomes de Souza, subindo na direção da cachoeira dos Amores, Paiol Grande, Pedra do Baú e Pedra da Ana Chata. Logo após Paiol Grande é preciso entrar a direita na Rodovia Municipal Ana Chata, para depois entrar a esquerda na Rua das Araucárias e seguir até o Restaurante da Pedra do Baú. Todo esse trajeto é asfaltado, muito bem sinalizado e tem cerca de 10km (20 minutos de carro) saindo do centro da cidade de São Bento do Sapucaí.

 

O início da trilha fica no Restaurante do Baú, no final da Rua das Araucárias, onde tem um grande estacionamento e um mirante com vista panorâmica das montanhas. Estacionando o carro nesse local é preciso subir a trilha, que é muito bem marcada e sinalizada, por cerca de 45 minutos até a escadaria da face norte da Pedra do Baú. Chegando na escadaria, basta descer 100 metros margeando a rocha pela esquerda até a base da Transbaú.

Obs​: A entrada para Rua das Araucárias fica um pouco antes do estacionamento do Chico Bento, que serve de acesso para a Pedra da Ana Chata, onde se localiza a via Elektra.

A escalada segue acompanhando a escadaria da face norte pela esquerda, cruzando alguns platôs, e conta com algumas opções de fuga.  Ela está cotada com o grau de dificuldade em 5º VIIa,  com oito enfiadas de corda, mas pode ser repetida fazendo em apenas 6 enfiadas. Existem três lances delicados, o primeiro (Tetinho “Estrela Fugaz”) na quarta enfiada cotado em VIsup e outros dois (Teto “Teto Space Station” e Diedro “Chuva de Perceidas”) na quinta e oitava enfiadas respectivamente, ambos cotados em VIIa.

Um jogo de Black Diamond Camalots do .3 ao 3, ou algo similar, mais um jogo de nuts é suficiente para repetir essa via. Apesar de existir a possibilidade de fuga pela escadaria em alguns momentos, recomenda-se utilização de corda dupla caso seja preciso fazer o rapel pela própria via.

 

A melhor opção de descida é pela escadaria da face norte e depois pela trilha que desce até o estacionamento do Restaurante do Baú.

 

Grau de Dificuldade: 5º VIIa E3 D2 280m

Conquistadora: Karina Filgueiras (conquista em solitário)

Ano: 2011

ACESSO PARA A FACE NORTE DA PEDRA DO BAÚ
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados