top of page

ARCO DA VELHA COM FACE LESTE DO PICO MAIOR DE FRIBURGO

A via Arco da Velha é uma da escaladas mais bonitas do Parque Estadual dos Três Picos, um sonho para qualquer escalador, principalmente aqueles que gostam desse estilo de escalada. São aproximadamente 700 metros de escalada e seu cume atinge os 2.366 metros de altitude, sendo o ponto culminante da serra do mar.

Nesse tipo de montanha o cume é realmente a metade do caminho, já que o rapel no Pico Maior de Friburgo não é algo trivial, característica que já proporcionou histórias de pernoite e resgates de escaladores perdidos. A descida não é simples, e localizar os grampos do rapel muitas vezes é a parte mais difícil da escalada.

A partir da porteira do Mascarim basta seguir pela estrada de terra batida, passando por um pasto, até uma placa que indica a entrada da trilha para o Pico Maior, Pico Médio e Pico Menor. Essa trilha passa a esquerda de uma casa, para depois cruzar um pequeno riacho e em seguida um portão de madeira. Nesse momento é preciso atenção, já que após esse portão a trilha segue para a esquerda. Essa trilha sobe na direção do Pico Maior, mas em dado momento existe uma bifurcação, para a esquerda fica o Pico Menor e o Médio, para a direita o Pico Maior. Seguindo por mais alguns minutos existe outra bifurcação, seguindo em frente é para base da Face Leste, e virando para a direita (trilha pouco frequentada) segue para a Décadance e Arco da Velha.

A escalada na Arco da Velha pode começar pelo início da Décadance, mas a partir do segunda proteção fixa é preciso fazer uma diagonal fácil para a direita, procurando as primeiras proteções da Arco da Velha. Vale ressaltar que a navegação é o verdadeiro crux e desde o início não é algo simples, já que em muitos momentos é preciso atenção especial para não se perder.

A via segue um grau de dificuldade em torno do quinto grau, com um lance de sexto e outro de sétimo. O crux de sétimo grau geralmente é evitado fazendo uma longa travessia para a esquerda, que apesar de muito fácil, também é muito exposta. No final dessa travessia é possível fazer o cume pela Face Leste do Pico Maior.

O rapel pela Arco da Velha é possível somente com duas cordas de 60 metros, mas o recomendável é que seja realizado pela Sylvio Mendes, que fica na face oeste e é extremamente bem protegida, com muitas opções de grampos e paradas duplas. Também existe a opção do rapel pela Cidade dos Ventos, na face norte, que é mais direto e vertical, sendo aconselhável fazer com duas cordas de 60 metros.

Grau de Dificuldade: 6º VIIa E3 D4 700 metros

Conquistadores: Alexandre Portela, Sergio Bruno Firmino, Sergio Poyares e Sergio Tartari

Ano: 1983

Equipamento sugerido: quatorze ou doze costuras, jogo completo de camalot até o 4, um jogo de nuts e duas cordas de 60 metros