ESCALADA NA URCA

Urca é provavelmente o maior pico de escalada urbana do mundo, são diversos setores para todos os gostos e estilos. O acesso é através da Praia Vermelha, onde fica a estação do bondinho, e os setores estão distribuídos entre o Morro do Babilônia, Morro da Urca, Pão de Açúcar e a Pista Claudio Coutinho, onde existem diversas opções de boulder e vias esportivas.

 

O Morro do Babilônia fica atrás da estação do bondinho na Praia Vermelha, para entrar é preciso passar pela entrada de funcionários da Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, onde é necessário se identificar com um documento, informar a via que será escalada e em seguida pegar um trilha que margeia a parede. Esse setor é uma excelente opção para escaladores de nível intermediário, que pretendem fazer vias entre terceiro e sexto grau e relativamente bem protegidas.

 

Para escalar no Morro da Urca é preciso entrar na Pista Claudio Coutinho, sendo o Coloridos um dos setores mais procurados. Ele fica na face sul e praticamente não existe trilha, basta subir por um costão ao lado da pista. Esse setor é composto por vias fáceis, curtas e bem protegidas, onde a dificuldade da escalada não passa do quarto grau. Essa é uma boa opção para iniciantes!

 

Outro setor é a face norte, mas para esse setor é preciso pegar a trilha principal para o Morro da Urca e contornar seu cume pela direita, por uma trilha bem definida. Nesse setor predomina as vias esportivas entre sexto e sétimo grau, mas também existem opções mais fáceis no canto esquerdo da parede.

 

O Pão de Açúcar é o setor mais procurado, um verdadeiro parque de diversões, com diversas vias de escalada em todas as suas faces! A via Italianos na face oeste é provavelmente a escalada mais repetida do Brasil, sendo uma das principais escolhas para quem procura fazer o cume. Em dias de grande movimento existe fila na sua base, logo recomenda-se acordar cedo para não pegar transito na parede. Também existem outras  excelentes opções, como Waldo, Secundo, Cavalo Louco, Pássaros de Fogo, Stop, Lagartão, Gallotti, Às de Espadas e Coringa.

 

Para quem curte boulder ou escalada esportiva, basta caminhar pela pista Claudio Coutinho, onde é possível identificar diversas possibilidades. A Pedra do Urubu é um marco da escalada esportiva no Rio de Janeiro, com diversas vias esportivas, desde o sexto até o décimo grau.

Escaladas Clássicas
SECUNDO
Escaladas Clássicas
PÁSSAROS DE FOGO
Escaladas Clássicas
ITALIANOS COM SECUNDO
Escaladas Clássicas
ÁS DE ESPADAS
Escaladas Clássicas
CHAMINÉ STOP
Escaladas Clássicas
WALDO COM SECUNDO
DSC05184.JPG
CHAMINÉ GALLOTTI
DSC05010.JPG
TOTEM NA RAIZ
Escaladas Clássicas
CAVALO LOUCO
Escaladas Clássicas
CORINGA
Escaladas Clássicas
LAGARTÃO
Ricardo Menescal
RICARDO MENESCAL
ACESSO PARA PRAIA VERMELHA NA URCA
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados