top of page

OSWALDO PEREIRA

A Oswaldo Pereira é a via de escalada mais acessível do Alto Mourão, já que é muito bem protegida e possui um grau de dificuldade intermediário, sendo uma excelente primeira opção para conhecer essa montanha.

 

Para acessar a base é preciso pegar a trilha na entrada do Parque Estatual da Serra do Tiririca na praia de Itacoatiara, na cidade de Niterói. Essa trilha sobe por um caminho bem definido, mas em seguida aparece uma clareira, uma espécie de trevo. Nesse momento é preciso seguir reto, descendo na direção da Enseada do Bananal. Indo para a esquerda é a trilha para as vias de escalada do Morro do Telegrafo, para a direita é a trilha para o costão de Itacoatiara.

 

Seguindo na direção da enseada, após alguns minutos a trilha segue próxima do mar, onde existe um grande bloco de pedra. Logo após esse grande bloco de pedra é preciso seguir por uma bosque na direção do Alto Mourão. Esse trecho não é muito bem definido, mas procurando alguns marcos ou sinalizações nas árvores é possível chegar na base das vias sem muita dificuldade.  A localização da Oswaldo Pereira é fácil, já que a grande quantidade de grampos deixa a via em destaque na parede.

 

A via possui 10 enfiadas, e seu início é bem fácil, o que permite escalar em simultâneo para economizar tempo. A segunda parte da via segue sempre na casa do quarto grau, mantendo o mesmo padrão de proteção no estilo E1, mas já no final da via fica o crux cotado em sexto grau. Caso seja necessário, o crux pode ser feito em artificial sem maiores dificuldades.

 

O rapel pode ser feito de qualquer ponto da via, mas a melhor opção é descer pela trilha que começa no cume e termina na serrinha entre Itacoatiara e Itaipuaçu. Essa trilha de descida é simples e dura aproximadamente quarenta e cinco minutos, mas se o carro estiver estacionado próximo da entrada do parque, reserve mais uns trinta minutos de caminhada.

 

Grau de Dificuldade: 4º VIsup/A0 E1 D3 500M

Conquistadores: UNICERJ

Ano da Conquista: 1999

bottom of page