ELEKTRA - ANA CHATA - SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

A Elektra fica localizada na face norte da Pedra Ana Chata e seu acesso é através da Rodovia Benedito Gomes de Souza, subindo na direção da cachoeira dos Amores, Paiol Grande, Pedra do Baú e Pedra da Ana Chata. Logo após Paiol Grande é preciso entrar a direita na Rodovia Municipal Ana Chata, para depois entrar a esquerda no estacionamento do Sr. Chico Bento. Todo esse trajeto é asfaltado, muito bem sinalizado e tem cerca de 10km (20 minutos de carro) saindo do centro da cidade de São Bento do Sapucaí.

Obs​: O estacionamento do Chico Bento fica logo após a Rua das Araucárias, que serve de acesso para a face norte da Pedra do Baú, onde se localiza a via Transbaú.

O início da trilha fica exatamente no final do asfalto, em uma espécie de estacionamento em frente da casa do Sr. Chico Bento. Estacionando o carro nesse local é preciso cruzar duas porteiras e subir por uma estradinha de terra, passando por um pasto e entrar na trilha que cruza o bosque até a base das vias de escalada. Vale ressaltar que o caminho está muito bem sinalizado através de placas e totens.

Para localizar a base da Elektra é preciso seguir uns cinco minutos para a direita, se orientando pelo grande teto característico dessa face. Como referência, a base da via está mais ou menos alinhada com a extrema direita desse teto.

A via possui sete enfiadas, mas a primeira é uma rampa fácil, que pode ser evitada, saindo por um platô de mato acima a direita, onde tem uma parada dupla que pode ser utilizada como P0.

A segunda e terceira enfiadas podem ser feitas em um único esticão, e seu grau de dificuldade fica entre o terceiro e quarto grau. Esse trecho segue em diagonal para a direita em agarras até uma parada tripla. É preciso ficar atendo porque existe uma parada dupla logo na direita, mas o certo é utilizar a primeira parada tripla.

A quarta enfiada é cotada em quinto grau e segue por um trecho vertical de agarras grandes, em diagonal para à esquerda, passando por um piton amarelo e três chapas, para depois virar para a direita até o platô com uma árvore grande. A parada é muito confortável e deve ser feita nessa árvore, utilizando fitas longas para laçar o seu tronco.

A quinta enfiada também é cotada em quinto grau e segue por um lindo sistema de fendas, onde é preciso utilizar proteções móveis. Um jogo de Black Diamond Camalots do .5 ao 2, ou algo similar, já é suficiente para essa enfiada. A parada é dupla e fica em um pequeno platô no final das fendas a esquerda.

A sexta e sétima enfiadas podem ser feitas em apenas um esticão. Ela segue em horizontal para a esquerda, passando por um lindo lance que cruza uma aresta, e depois continua em diagonal para depois seguir reto até o cume, onde existe uma parada dupla.

A melhor opção de descida é pela trilha que desce a face sul e seu início fica entre os blocos do cume. Uma escada de ferro amarela marca o início da descida e depois basta seguir pela trilha bem marcada até o colo com a Pedra do Baú, onde é preciso descer pela esquerda seguindo a trilha até o estacionamento do Sr. Chico Bento.

Grau de Dificuldade: 4º V E2 D2 200m

Conquistadores: Eliseu Frechou, Saulo de Tarso e Beth Borges

Ano: 1990

ACESSO PARA O ESTACIONAMENTO DO CHICO BENTO
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados