ARDUÍNO SABÓIA AMORIM - CANTAGALO

Arduíno Saboía Amorim, ou simplesmente ASA, é uma via de 1965, conquistada inicialmente como via ferrata, mas estava praticamente abandonada, com a proteções em estado duvido e um pequeno trecho com cabo de aço.

 

Em 2018 Miguel Monteza e Mauro Chiara fizeram a restauração da via, limpando, substituindo as proteções fixas e retirando cerca de 10 metros de cabo de aço. Também foi feito o reposicionamento de algumas proteções fixas, principalmente no trecho de cabo de aço, onde foi feita uma releitura (conquista contornando pela direita), para que seja possível escalar totalmente em livre.

A base fica ligeiramente a esquerda da Chaminé do Morcego e para acessar é preciso fazer a Chaminé do Funil e a primeira enfiada da Cereja do Bolo (10 metros), ou a Chaminé do Prego. Caso seja feita a primeira opção, após a primeira enfiada de 10 metros da Cereja do Bolo, é preciso dominar um bloco/platô com um grampo no final dele e depois seguir por uma trilha fácil para a esquerda, subindo na direção da Chaminé do Morcego. Caso seja a Chaminé do Prego, será necessário caminhar pela trilha, passando pelo entranho ambiente contenções de concreto, realizando um pequeno rapel e depois caminhando até a base da Chaminé do Morcego.

A via conta com apenas uma enfiada de aproximadamente 35 metros, toda protegida por chapeletas, mas é possível melhorar a proteção com algumas peças móveis nas fendas. Ela é muito linda, com lances verticais em agarras grandes e sólidas, além de alguns trechos com fendas.

Grau de Dificuldade: 5 VIsup E1/E2 D1 35 metros

Conquistadores: Aloízio Borges, Gilberto D`Urso, Hélio Prefeitinho, Henry Occhioni, Jayme Moura e Silva, Jessé Ferreira, José Carlos Pinto, Mário de Castro, Oscar da Silva e Raphael Assis

Ano da Conquista: 1965

Equipamento sugerido, mas não obrigatório: BD Camalot do .4, .75 e 1

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados