top of page

CURSO DE AUTORRESGATE NA ESCALADA

Curso de Autorresgate
Curso de Autorresgate
Curso de Autorresgate

O Curso de Autorresgate é divido em 5 aulas (módulos), sendo que cada aula envolve um ou mais cenários distintos, simulando um autorresgate em ambiente controlado. Os procedimentos e nós específicos que serão ensinados são:

1. Ascensão em corda fixa

2. Ascensão em contrapeso
3. Rapel em contrapeso
4. Rapel assistido
5. Escape da parada para resgatar a vítima

6. Escape da parada para descer com a vítima
7. Bloqueio do freio com nó de mula na parada
8. Bloqueio do freio com nó de mula no loop da cadeirinha
9. Nó Mariner
10. Nós autoblocante: Prusik e Machard

11. Liberação do freio tipo ATC Guide na parada

12. Sistemas de redução 2:1, 3:1, 5:1 e 7:1

Aula 1 - Autorresgate Básico (3 horas de duração)

O participante estava fazendo a segurança do guia e precisou bloquear o freio do tipo ATC com o nó de mula.

O participante estava escalando uma via na vertical e precisou fazer uma ascensão em corda fixa utilizando os nós Prusik ou Machard.

Aula 2 - Resgate do Guia (3 horas de duração)

O guia estava escalando uma via com proteções fixas e caiu na primeira enfiada, próximo da base, aproximadamente 15 metros do chão. Com a queda o guia ficou incapacitado de escalar e descer “de baldinho” pode potencializar a gravidade dos ferimentos. Vale ressaltar que o participante estava fazendo a segurança com um freio tipo ATC.

Aula 3 - Resgate do Participante 1 (4 horas de duração)

 

O guia estava fazendo a segurança do participante com um freio tipo ATC Guide na P1 (30 metros) de uma via. Quando o participante estava na segunda metade da enfiada ele teve um “mal súbito” e ficou incapacitado de escalar. Neste cenário existe corda suficiente para o guia fazer o rapel em contrapeso até o participante (vítima).

Aula 4 - Resgate do Participante 2 (4 horas de duração)

O guia estava fazendo a segurança do participante com um freio tipo ATC Guide na P1 (55 metros) de uma via. Quando o participante estava no início da enfiada ele teve um “mal súbito” e ficou incapacitado de escalar. Neste cenário NÃO existe corda suficiente para o guia fazer o rapel em contrapeso até o participante (vítima).

Aula 5 - Sistemas de Redução (3 horas de duração)

 

Realizar um sistema de redução 2:1, 3:1, 5:1 e 7:1 realizado diretamente no ATC Guide na parada ou com uma Micro Traxion e polias adicionais para fazer o içamento do participante em caso de necessidade. 

Aula 6 - Liberando o freio tipo ATC Guide na parada e rapel com corda danificada (3 horas de duração)

O guia estava fazendo a segurança do participante com um freio tipo ATC Guide na parada e precisou descer o participante de "baldinho". Neste cenário será preciso liberar a função autoblock do freio e descer o participante sem precisar desmontar completamente o ATC Guide na parada.

A corda ficou com a capa danificada, mas ainda é preciso rapelar com toda a extensão da corda, logo não será possível cortar a corda. Neste caso será preciso fazer um nó (borboleta alpina) na corda para isolar o dano e durante o rapel será preciso ultrapassar esse nó.

Observações

O Curso de Autorresgate (CAR) completo tem 20 horas de duração e é realizado em 6 aulas. No entanto o curso é modular e o aluno pode optar em fazer as aulas separadamente, ou seja, selecionando as aulas de forma independente no formato de Treinamento de Autorresgate (TAR).

O curso pode ser feito individualmente, em dupla, ou um grupo pequeno de quatro pessoas formando duas duplas. Para grupos maiores pode ser necessário um instrutor adicional.

bottom of page