CURSO DE AUTORRESGATE NA ESCALADA

O Curso de Autorresgate é divido em 5 aulas (módulos), sendo que cada aula envolve um ou mais cenários distintos, simulando um autorresgate em ambiente controlado. Os procedimentos e nós específicos que serão ensinados são:

1. Ascensão em corda fixa

2. Ascensão em contrapeso
3. Rapel em contrapeso
4. Rapel assistido
5. Escape da parada
6. Bloqueio do freio na parada
7. Bloqueio do freio no loop da cadeirinha
8. Nó de Mula 
9. Nó Mariner
10. Nós autoblocante: Prusik e Machard 


Aula 1 - Autorresgate Básico (3 horas de duração)

O participante estava fazendo a segurança do guia e precisou bloquear o freio do tipo ATC com o nó de mula.

O participante estava escalando uma via na vertical e precisou fazer uma ascensão em corda fixa utilizando os nós Prusik ou Machard.

Aula 2 - Resgate do Guia (3 horas de duração)

O guia estava escalando uma via com proteções fixas e caiu na primeira enfiada, próximo da base, aproximadamente 15 metros do chão. Com a queda o guia ficou incapacitado de escalar e descer “de baldinho” pode potencializar a gravidade dos ferimentos. Vale ressaltar que o participante estava fazendo a segurança com um freio tipo ATC.

Aula 3 - Resgate do Participante 1 (4 horas de duração)

 

O guia estava fazendo a segurança do participante com um freio tipo ATC Guide na P1 (30 metros) de uma via. Quando o participante estava na segunda metade da enfiada ele teve um “mal súbito” e ficou incapacitado de escalar. Neste cenário existe corda suficiente para o guia fazer o rapel em contrapeso até o participante (vítima).

Aula 4 - Resgate do Participante 2 (4 horas de duração)

O guia estava fazendo a segurança do participante com um freio tipo ATC Guide na P1 (55 metros) de uma via. Quando o participante estava no início da enfiada ele teve um “mal súbito” e ficou incapacitado de escalar. Neste cenário NÃO existe corda suficiente para o guia fazer o rapel em contrapeso até o participante (vítima).

Aula 5 - Extras (4 horas de duração)

 

O guia estava fazendo a segurança do participante com o ATC Guide na parada e precisou descer o participante de "baldinho".

 

Realizar um sistema de redução 2:1 ou 3:1 com o ATC Guide na parada para fazer o içamento do participante. 

A corda ficou danificada e foi preciso fazer um nó (borboleta alpina ou azelha de oito) no meio da corda para isolar o dano. Durante o rapel será preciso ultrapassar o nó.

Observações

O Curso de Autorresgate (CAR) completo tem 18 horas de duração e é realizado em 5 dias. No entanto o curso é modular e o aluno pode optar em fazer os módulos separadamente, ou seja, selecionando as aulas de forma independente no formato de Treinamento de Autorresgate (TAR).

O curso pode ser feito individualmente, em dupla, ou um grupo pequeno de quatro pessoas formando duas duplas. Para grupos maiores será necessário um instrutor adicional.

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados