CHAMINÉ IDALÍCIO - PRATELEIRAS - ITATIAIA

A Chaminé Idalício fica localizada na face sul das Prateleiras, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, na serra da Mantiqueira.

 

Saindo do Rio de Janeiro, o acesso para a parte alta do parque é realizado através da BR 354, entrando pela BR 116 (Rodovia Presidente Dutra), logo após a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e seguindo na direção das cidades de Itamonte, São Lourenço e Caxambu.

 

Seguindo 26 quilômetros (cerca de 30 minutos) pela BR 354, antes da cidade de Itamonte, fica a Garganta do Registro. Neste momento é preciso acessar a estrada para a parte alta do parque, que fica na direita da estrada, para que sobe em direção de Itamonte.  A estrada é de terra e sinuosa, que segue por cerca 13 quilômetros até a entrada do parque (Posto Marcão), onde é preciso se identificar e na sequencia seguir até o abrigo Rebouças por mais 3 quilômetros.

A trilha do abrigo Rebouças até as Prateleiras é muito frequentada e relativamente fácil. Todo o percurso tem aproximadamente 3 quilômetros, o que demanda aproximadamente uma hora de caminhada até a sua base.

A base da Chaminé Idalício fica na face sul e é de fácil localização, já que existe uma placa fixada na rocha e os primeiros metros da via segue por uma fenda negativa com muitos grampos em sequência.

A via é relativamente curta, tem quatro enfiadas de corda, onde predomina a técnica de chaminé. Sua primeira enfiada segue por uma fenda grampeada, onde é possível fazer em artificial fixo, mas no final existe um lance obrigatório em livre até a parada dupla. Esse lance é uma fenda de meio corpo, cotado em terceiro grau, mas não é tão simples.

A segunda enfiada é curta e segue em chaminé até uma parada simples, após um bloco entalado na chaminé.

A terceira enfiada é mais longa e segue por dentro das Prateleiras, seguindo por um caminho fácil e natural, sempre utilizando a técnica de chaminé até uma parada simples muito próxima do cume.

A quarta e última enfiada começa com um lance curto de chaminé e logo segue por uma rampa fácil, para depois fazer um lance domínio até o cume.

A melhor opção de descida é pela normal da face sul, que é praticamente uma caminhada, com alguns lances fáceis de escalada. Outra escalada clássica em Itatiaia é a Gênesis na Pedra do Altar, que é sempre uma boa opção!

Dificuldade: 3 IIIsup E3 D1 150m

Conquistadores: Carlos Carrozinho, Etzel Von Stokert e Giuseppe Pelegrini

Ano da Conquista: 1964

ACESSO PARA O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA (PARTE ALTA - ABRIGO REBOUÇAS )
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados