ESCALADA NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia fica localizada entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, na serra da Mantiqueira.  A grande atração do parque é o Pico das Agulhas Negras, seguido das Prateleiras, no entanto existem outras montanhas que também merecem destaque, como a Pedra do Altar, Morro do Couto e Asa de Hermes.

Saindo do Rio de Janeiro, o acesso para a parte alta do parque é realizado através da BR 354, entrando pela BR 116 (Rodovia Presidente Dutra), logo após a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e seguindo na direção das cidades de Itamonte, São Lourenço e Caxambu já no Estado de Minas Gerais.

Seguindo 26 quilômetros (cerca de 30 minutos) pela BR 354, antes da cidade de Itamonte, fica a Garganta do Registro. Neste momento é preciso acessar a estrada para a parte alta do parque, que fica na direita da estrada, para que sobe em direção de Itamonte.  A estrada é de terra e sinuosa, que segue por cerca 13 quilômetros até a entrada do parque (Posto Marcão), onde é preciso se identificar e na sequencia seguir até o Abrigo Rebouças por mais 3 quilômetros.

 

Certamente o principal destaque é o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude e diversas vias de escalada, como a Pontão Ricardo Gonçalves, Paredão Oba-Oba, Normal, Bira e a Longitudinal. Outra montanha de destaque é o Pico das Prateleiras, com 2.540 metros de altitude, sendo um verdadeiro campo escola de fendas, além de possuir algumas vias no estilo tradicional como a Chaminé Idalício.

No Parque do Itatiaia também existem setores de escalada esportiva, como no Morro do Couto e na Pedra do Camelo, além de setores de boulder como a Pedra da Maçã e a Pedra da Tartaruga.

Vale ressaltar que o parque está localizado em uma região muito fria e na montanha é preciso ficar atento ao clima, logo é importante estar preparado para esse tipo de ambiente.  Uma boa opção de hospedagem é o Abrigo Rebouças e o camping no seu entorno, que fica dentro do parque.

Chaminé Idalício - Prateleiras
CHAMINÉ IDALÍCIO
Gênesis - Pedra do Altar
GÊNESIS
ACESSO PARA O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA (PARTE ALTA - ABRIGO REBOUÇAS )
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados