top of page

SOL CELESTE - PONTÃO DO SOL

A via fica localizada no Pontão do Sol, que é composto por um cume secundário ao Pico Maior, com cerca de 280 metros de extensão e sete enfiadas.  

 

Para chegar na base é preciso seguir pelo caminho a partir da porteira do Mascarim, subindo por uma trilha bem definida até uma placa que indica a entrada para as trilhas e vias de escaladas no Pico Maior, Pico Médio e Pico Menor. Essa trilha passa ao lado de uma casa e logo no início é preciso cruzar um riacho. Depois a trilha segue por um antigo pasto até um pequeno portão de madeira. Nesse momento é preciso ficar atento, já que logo após esse portão é preciso seguir por uma trilha pela esquerda. Essa trilha segue subindo sempre na direção do Pico Maior, cruzando outro riacho até o momento em que existe uma bifurcação, sendo preciso seguir pela direita. Depois a trilha segue até a base da Face Leste do Pico Maior, mas é preciso seguir pela esquerda até a base das vias do Pontão do Sol.

 

A via é uma das mais bonitas de Salinas, com um grau médio cotado em 5º e uma exposição em torno do E3. A via possui dois lances mais delicados, um crux de aderencia na segunda enfiada cotado em 5º grau e outro crux em agarra/fenda cotado em 5ºsup na quarta enfiada, mas a grande dificuldade é a tradicional exposição e orientação de Salinas.

A via possui proteções fixas e móveis, com um jogo do Camalot .3 ao 3 e um jogo de nuts já é o suficiente para a sua repetição. O rapel deve ser feito pela própria, a utilização de cordas duplas é necessária e todas as paradas são duplas.

Outra opção muito iteressante é fazer a via No Mundo da Lua, que fica exatamente a direita da Sol Celeste, mas apresenta um grau ligeiramente mais acessível e uma exposição padrão E2.

 

Grau de Dificuldade: 5º Vsup E2 D2 280m

Conquistadores: Alexandre Portela, Giuseppe Pellegrini, José Luiz Hartmann, Sergio Tartari e Waldamar Guimarães

Ano da Conquista: 1997

bottom of page