BIP BIP - PEDRA DA GÁVEA

Bip Bip fica localizada no contraforte norte da Pedra da Gávea e o melhor caminho para acessar a base da escalada é através da rampa de voo livre na Pedra Bonita. Indo de carro é preciso parar no primeiro estacionamento e subir o resto da estrada a pé, passando pelo segundo estacionamento ("exclusivo para pilotos”) e em seguida subir pela esquerda, por um corredor até a rampa. O início da trilha começa no lado direito da rampa de voo livre, no espaço destinado a montagem das asas delta.

 

A trilha é bem definida e começa em descida na direção a Pedra da Gávea, cruzando alguns riachos, mas depois de determinado tempo fica mais plana, seguindo em direção ao colo entre a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita.

 

A base da Bip Bip fica praticamente no colo das duas montanhas, ligeiramente a esquerda da Chaminé Elly. A via é muito fácil, mas possui alguns lances expostos, sempre em diagonal ou horizontal para a esquerda até sair na face leste do contraforte, onde é preciso subir por uma trilha não muito bem definida até a Praça da Bandeira.

A via possui cerca de quatro ou cinco enfiadas de corda e segue por um calha natural que cruza toda a face desse setor, cruzando diversas vias de escalada como a Sensação de Êxtase e a Sinuca de Bico, que podem ser utilizadas para um eventual rapel.  

 

Para voltar ao estacionamento basta fazer o rapel pela Chaminé Elly e subir trilha na direção da Pedra Bonita. Um circuito muito realizado por escaladores é fazer Bip Bip, depois Passagem dos Olhos, rapelar a Chaminé Elly e fechar na Lionel Terray, descendo a Pedra Bonita por trilha.

 

Grau de dificuldade: 2º III E2/E3 D2 200m

Conquistadores: Carlos Braga, Jean Pierre, José Carlos de Almeida e Paulo Lohmann

Ano da Conquista: 1969

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados