CHAMINÉ DO FUNIL - CANTAGALO

Via clássica conquistada em 1931, que foi totalmente limpa e reformada por Miguel Montenza e Mauro Chiara em 2018.  A via conta com apenas duas enfiadas, separadas por um platô, onde predomina a técnica de tesoura e chaminé.

Para acessar esse setor é preciso subir a ladeira da Rua Professor Gastão Bahiana, no sentido da Lagoa para Copacabana, e virar na primeira rua a direita. Essa é uma rua sem saída, com uma guarita da polícia na esquina, e no final dela existe um pequeno largo com estacionamento.

No canto esquerdo desse largo tem uma escada, que termina em um portão/grade de ferro no meio de um muro. Basta entrar e virar para a direta, seguindo por uma trilha muito curta, para em seguida subir pela escada de escoamento de água da chuva e depois cair para a esquerda por essa mesma escada.

O acesso para a base é através da trilha que passa pela base da Urbanoide e Adrenalina 1000, e dura aproximadamente 10 minutos de caminhada. A base da via é de fácil localização, já que o seu início é bem evidente. A base da via é compartilhada com a Fissura Guilherme, que inclusive compartilham também os primeiros lances.

 

A primeira enfiada é uma chaminé larga, com alguns blocos entalados, onde a técnica de tesoura deverá ser utilizada. A primeira chapeleta está bem alta, mas é possível utilizar proteções móveis no início, principalmente friends pequenos e médios. Após a primeira chapeleta, que fica em um platô, é preciso entrar em uma espécie de gruta e depois seguir por um "buraco da galinha", para acessar a parada dupla em chapeletas na parte externa. Existe a opção de fazer uma variante externa, utilizando a árvore e fazendo um lance de oposição até a parada dupla. Nessa variante é possível proteger com um Camalot 1 ou 3.

A segunda enfiada começa em um platô de terra, onde existe um grampo, e depois segue em chaminé protegida por uma chapeleta e um grampo respectivamente, até uma parada dupla de chapeletas. Esse lance também pode ser feito por fora da chaminé, utilizando agarras grandes. 

Para quem deseja escalar mais, existe a opção de seguir para o cume fazendo as vias Cereja do Bolo, Arduíno Saboia Amorim ou Chaminé do Morcego.

Grau de Dificuldade: 3 IV E2 D1 60 metros

Conquistadores: Fritz Reuter e Haroldo Pena 

Ano da Conquista: 1931

Equipamento sugerido: BD Camalot do .4 ao 3

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados