TOTEM NA RAIZ - PÃO DE AÇÚCAR

Escalada curta, com apenas duas enfiadas, mas muito interessante! Um opção é fazer a Totem na Raiz e depois emendar em outra via do Totem como Stop, Lagartão ou Gallotti, para fazer o cume do Pão de Açúcar.

 

Para chegar na base da via é preciso seguir por um leito de rio seco próximo do bloco dos 800 na pista Claudio Coutinho e depois seguir pelo bosque ingrime até uma formação bem negativa, onde se encontra a via Fim do Mundo. A base da Totem na Raiz fica antes dessa formação e infelizmente tem uma pichação na cor azul na sua esquerda, o que facilita a localização.

A primeira enfiada segue por um sistema de fendas em diagonal para a direita, passando por alguns batentes até o primeiro grampo. O crux da via fica entre o primeiro e segundo grampo e inicialmente foi classificado como 6sup, mas algumas agarras quebraram e o grau ainda precisa se confirmado, acredito deve estar na casa do 7a. Depois do crux a enfiada segue reto com lances técnicos de sexto grau em agarras pequenas, para depois fazer uma horizontal para a esquerda até a parada dupla (grampo + chapa).

A segunda enfiada segue reto com lances técnicos de sexto grau em agarras pequenas, passa por uma parada dupla de rapel e depois segue pela esquerda por lances mais fáceis e com um pouco de mato até a segunda parada (grampo e chapa rapelável).

 

Para finalizar é possível fazer o rapel até a base da via, ou seguir por uma trilha curta até a base da Stop, onde existem as opções seguir para o cume escalando outra via, ou descer caminhando.    

Grau de dificuldade: 6 VIIa E1 D1 70 metros

Conquistador: Antonio Paulo Paria

Ano da Conquista: 2016

Material sugerido: um jogo de Camalot do .3 até o 3

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados