top of page

CHOCOLATE COM PANDEIRO - PEDRA DOS ENAMORADOS - ITATIAIA

A Chocolate com Pandeiro fica localizada na Pedra dos Enamorados, ou Pedra do Registro, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

Saindo do Rio de Janeiro o acesso é pela BR 354, entrando pela BR 116 (Rodovia Presidente Dutra), logo após a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e seguindo na direção das cidades de Itamonte, São Lourenço e Caxambu.

Seguindo 26 quilômetros (cerca de 30 minutos) pela BR 354, antes da cidade de Itamonte, fica a Garganta do Registro. Neste momento é preciso estacionar o carro em uma espécie de centro comercial, com algumas lojas na beira da estrada.

Apesar de Pedra dos Enamorados ficar dentro do parque, a entrada da trilha fica na margem da BR 354, sem qualquer tipo de controle de acesso. A partir da Garganta do Registro, descendo pelo acostamento cerca de 600 metros, em um trecho de curva com diversas placas fica a entrada da trilha. Outra referência é um riacho, que fica exatamente ao lado da entrada da trilha.

A trilha é bem aberta e logo no início existe uma bifurcação, mas ela segue pela direita, sempre marcada com diversas fitas de todas as cores, predominando a cor vermelha. Apesar de aberta e marcada ela segue em terreno íngreme e no final é preciso seguir pela esquerda em uma grota, onde uma corda vermelha ajuda em um trecho mais vertical e escorregadio. Todo trajeto desde o carro estacionado até a base da via deve durar aproximadamente uma hora.

A base da via é de fácil localização, mas é preciso ficar atendo já que ela é compartilhada com outra via. A Chocolate com Pandeiro fica empuleirada no cantão direito e a via No Amaryllis (6° VIIb E3) fica mais para a esquerda, onde o terreno é mais aberto.

A escalada segue por uma linha muito linda, com aproximadamente 220 metros, distribuídos em quatro enfiadas cheias de 55 metros. Apesar de muitas fendas ela é toda protegida por chapeletas no padrão E1, com paradas duplas tipo Pingo rapeláveis.

Primeira enfiada - 5° VI
Segunda enfiada - 5° VI+
Terceira enfiada - 4° V+
Quarta enfiada - 4° VIIa/A0

A melhor opção de descida é por rapel com duas cordas de 60 metros, mas também é possível descer por trilha. A trilha de descida segue pela crista do cume e depois por um lindo bosque. Ela termina no quilometro 6 da estrada do parque, perto da casa de pedra.