MAGIA VERTICAL - PICO DA TIJUCA

Magia Vertical fica localizada no Pico da Tijuca, para acessar essa via é preciso entrar pela Sede do Parque Nacional da Tijuca que fica no Alto da Boa Vista e abre seus portões as 8:00 horas. Entrando no parque é preciso seguir pela estradinha de asfalto, sempre em direção ao Bom Retiro, onde fica localizada a entrada da trilha. Recomenda-se chegar cedo já que a escalada fica localizada na face norte e a região é muito frequentada.

 

A trilha para o Pico da Tijuca fica no final do estacionamento, onde existem algumas mesas de cimento utilizadas para pick-nick, e geralmente existe um funcionário controlando o acesso. Após aproximadamente 5 minutos de caminhada existe uma bifurcação para a esquerda, em direção ao Pico do Papagaio, mas para o Pico da Tijuca é preciso reto. A trilha começa subindo, depois tem um trecho de descida, mas logo em seguida volta a subir novamente. Após aproximadamente 30 minutos de caminhada é preciso sair da trilha em direção da parede, onde estão localizadas a base da P3, Caipirinha e Magia Vertical. 

 

A primeira enfiada da Magia Vertical é um Diedro todo protegido por peças móveis cotado em quarto grau. Com um jogo do Black Diamond Camalot .3 até o 2 e um jogo de stops é possível fazer toda essa enfiada., sendo que na parte final existem diversas agarras na parte externa do diedro, sendo melhor escalar pela face externa na direita. Essa enfiada termina logo no final do diedro, em um platô pequeno com grampo simples.

 

A segunda enfiada é a parte mais difícil da via, ela segue vertical para cima, com um lance de sétimo grau após o primeiro grampo e diversos lances de sexto e sexto superior ao longo da enfiada, mas no final o grau cai para um quarto grau. A parada pode ser feita em grampo simples após os lances mais difíceis.

 

A terceira enfiada segue para cima em lances de quarto grau, mas em dado momento é preciso fazer uma diagonal para a direita e depois uma retinha delicada de quinto grau. A P3 também é feita em grampos simples após essa retinha de quinto grau.

 

A quarta e última enfiada começa com uma pequena horizontal de quarto grau para a direita, até um grampo próximo de algumas árvores pequenas para depois seguir para cima em lances de terceiro grau sujo e expostos até a última parada da P3. Depois basta fazer o costão final e na sequência pegar a trilha para o cume do Pico da Tijuca.

 

Chegando no cume é preciso pegar a trilha de descida do Pico da Tijuca, onde sua característica principal é a escadaria esculpida na rocha as correntes em forma de corrimão. A descida até o Bom Retiro dura aproximadamente 45 minutos. 

 

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados