P3 - PICO DA TIJUCA

A Paredão Paraíso Perdido, mais conhecida como P3, fica localizada no Pico da Tijuca. Para acessar essa via é preciso entrar pela Sede do Parque Nacional da Tijuca que fica no Alto da Boa Vista e abre seus portões as 8:00 horas. Entrando no parque é preciso seguir pela estradinha de asfalto, sempre em direção ao Bom Retiro, onde fica localizada a entrada da trilha. Recomenda-se chegar cedo já que a escalada fica localizada na quente face norte e a região é muito frequentada.

 

A trilha para o Pico da Tijuca fica no final do estacionamento, onde existem algumas mesas de cimento utilizadas para pick-nick, e geralmente existe um funcionário controlando o acesso. Após aproximadamente 5 minutos de caminhada existe uma bifurcação para a esquerda, em direção ao Pico do Papagaio, mas para o Pico da Tijuca é preciso reto. A trilha começa subindo, depois tem um trecho de descida, mas logo em seguida volta a subir novamente. Após aproximadamente 30 minutos de caminhada é preciso sair da trilha em direção da parede, onde estão localizadas a base da P3, Caipirinha e Magia Vertical. Um boa referência é o diedro inicial da Magia Vertical, com aproximadamente 20 metros e todo em móvel, que fica a direita da P3. 

 

A melhor opção é utilizar a base da Magia Vertical e da Caipirinha como base da P3, mas vale ressaltar que a base original da P3 fica alguns metros abaixo a esquerda, onde o primeiro lance é uma rampa meio suja com um grampo. Saindo da base da Magia Vertical e da Caipirinha, é preciso seguir pela esquerda, paralelo a calha, onde existem alguns grampos espaçados, mas também é possível utilizar algumas proteções móveis. A primeira enfiada segue paralela a essa calha, mas depois cai para esquerda em um lance bonito e aéreo, finalizando a enfiada em um platô com parada dupla.

 

A segunda enfiada começa em diagonal para a direita, passando por alguns buracos, onde podem ser utilizados friends médios para melhorar a proteção, mas logo depois segue reto em lances bem fáceis até uma parada dupla.

 

A terceira enfiada começa fácil, mas logo depois é preciso fazer uma passagem mais vertical para a esquerda, onde é possível laçar um bico de pedra para melhorar a proteção. Depois ele segue reto em lances de quarto grau até a parada antes do crux.

 

A quarta enfiada já começa com o crux da via, que é quinto grau técnico, e depois do primeiro grampo segue em travessia para a direita, sempre na casa do terceiro grau, até um platô onde existe um grampo para parada.

 

A quinta enfiada é na verdade um costão que segue em direção ao cume. Depois é preciso pegar um trilha não muito bem definida em direção ao cume.

 

Chegando no cume é preciso pegar a trilha de descida do Pico da Tijuca, onde sua característica principal é a escadaria esculpida na rocha as correntes em forma de corrimão. A descida até o Bom Retiro dura aproximadamente 45 minutos. 

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados