PASSAGEM DOS OLHOS - PEDRA DA GÁVEA

Escalada clássica do Rio de Janeiro, localizada na Pedra da Gávea, onde sua principal caracteristica é uma longa travessia em horizontal para a esquerda, cruzando os dois olhos da "Cabeça do Imperador". 

 

A base da escalada fica localizada praticamente na trilha principal da Pedra da Gávea, poucos metros antes da carrasqueira, de fácil localização, baste se orientar levando em consideração uma parede positiva com grampos a esquerda da trilha.

 

A primeira enfiada é um terceiro grau praticamente em linha reta, com alguns lances fáceis em fendas e termina em um platô com parada dupla.

 

Na segunda enfiada é preciso sair caminhando para a esquerda, passando por uma pequena trilha no meio do mato e em seguinda descer por uma trilha junto a pedra, já procurando por um acesso para inicar a escalada. Em dado momento é possível ver o primeiro grampo e iniciar a travessia em horizontal para a esquerda até uma parada dupla na face da "Cabeça do Imperador".

 

A terceira e quarta enfiadas também seguem em horizontal para a esquerda, passando abaixo do olho direito e finalizando no olho esquerdo. Apesar de sempre seguir em travessia, em alguns momentos é preciso desescalar ou escalar, para depois voltar para a horizontal.

 

A quinta e última enfiada é uma travessia em cabo de aço também para a esquerda e finaliza próximo a grutinha da orelha, após aproximadamente 30 metros. 

 

Depois basta seguir por uma trilha e depois por uma sistema de calhas até chegar no cume. A descida é feita pela carrasqueira, pegando a trilha principal. até a entrada do parque na Barra.

 

A via é cotada em terceiro grau, com um crux de terceiro superior, toda protegida por grampos, tendo aproximadamente 150 metros de extenção.

  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados