top of page

OLIMPO - AGULHINHA DA GÁVEA

O melhor caminho para acessar a Olimpo é através da rampa de voo livre na Pedra Bonita. Indo de carro é preciso parar no primeiro estacionamento e depois descer por cerca de 100 metros pela estrada. Em dado momento vai haver uma "caixa d'água", estilo cisterna de concreto, no lado direito da estrada para quem desce. Nesse momento é preciso entrar na trilha, que é muito pouco demarcada, mas basta subir reto para cima "negociando" com a vegetação do bosque que não é muito fechada. A base é muito fácil de identificar e chegando cedo é possível escalar praticamente a via toda na sombra!

Obs: O acesso para a rampa de vôo livre abre as 8:00 e tem muita procura nos finais de semana.

A via pode ser feita em quatro ou cinco enfiadas, é uma escalada é muito bonita, com muitas fendas e sempre na casa do terceiro ou quarto grau de dificuldade. Ela é toda protegida por grampos, mas um jogo de móveis pode ajudar em alguns lances, algo em torno de quatro ou cinco peças já basta, como um jogo de BD Camalot do .5 ao 3. Se quiser fazer ela completamente em móvel um jogo mais completo será necessário, eventualmente até mais, principalmente se fizer as paradas em móvel. Um jogo de 8 ou 10 costuras longas pode ser interessante, já que existem lances em zig e zag, logo costuras curtas pode gerar mais arrasto na corda.

Obs: Existe uma variante da terceira enfiada, que segue pela direita por uma fenda., mas a Ollimpo original segue reto pela canaleta. Antes da fenda tem uma chapeleta e no final dela uma parada dupla de chapeletas, mas a fenda é toda em móvel.

A descida é por uma trilha fácil e bem demarcada, com uma vista incrível da Pedra da Gávea e da Pedra Bonita. Em cerca de 20 ou 30 muitos é possivel estar de volta no estacionamento da rampa de vôo livre.

Para os mais guerreiros é possível fazer um circuito com a Passagem dos Olhos, Lionel Terray ou Bip Bip. É possível criar várias combinações, basta ter disposição e usar a criatividade. 

Grau de Dificuldade: 3° IVsup E2 D1 120m

Conquistadores: Alexandre Decker, Carlos Leite e Coulde Solares

Ano da Conquista: 1966

bottom of page