CAJÓN DEL MAIPO - CHILE

A cidade de São José de Maipo fica localizada na região metropolitana de Santiago, mas para acessar as zonas de escalada em rocha ou montanha é preciso subir o vale na direção dos vilarejos de San Gabriel e Baño Morales, que ficam no final do vale.

Em frente ao vilarejo de San Gabriel fica a face sul Cerro San Gabriel, com 2.200 metros de altitude e uma face rochosa de aproximadamente 450 metros verticais, onde existem diversas vias de escalada no estilo tradicional.

A via de escalada mais procurada nesse setor é a Colombianos, cotada com um grau de dificuldade de 5º VI E2 D3 450 metros. Sua principal característica são as fendas que seguem por toda a linha da via, além de alguns sistemas de platôs com pedras soltas. Para repetir basta um jogo friends similar ao BD Camalots do .3 ao 4, repetindo algumas peças intermediárias, além de duas cordas duplas para o rapel. Vale ressaltar que a utilização de capacete é fundamental, já que existem muitas pedras soltas ao longo da escalada..

No final do vale, na região de Baño Morales, estão localizados diversos setores de escalada em rocha, como a Placa Verde, Placa Roja, Placa Cris, Gran Placa e Punta Zanzi.

A via de escalada mais procurada nesse setor, e provavelmente em todo o Cajón del Maipo, é a Los Miserables na face norte da Placa Verde, com aproximadamente 2.340 metros de altitude. A via é cotada com um grau de dificuldade de 4º VI/A0 E1 D3 450 metros, sendo extremamente bem protegida em chapeleta, com todas as paradas duplas e correntes para o rapel, mas é recomendável escalar com corda dupla para evitar abandono de equipamento entre as paradas.

Para quem gosta de escalada em alta montanha o local também dispõem de diversas opções, como o clássico Vulcão San José de 5.856 metros e o Cerro Marmolejo de 6.180 metros, o que vai demandar alguns dias para a sua ascensão. Caso o clima esteja instável no vale, outra opção é descer para Santiago e depois seguir para a região de Vale Nevado e fazer o Cerro Plomo.

Uma boa opção de hospedagem é o Refúgio Los Valdes, que fica na região de Baño Morales, ou no Camping Del Bosque, que fica na beira da estrada Caminho do Vulcão, entre os vilarejos de San Gabriel e Baño Morales. Também existe a opção do camping do Pepe na entrada de Baño Morales, logo após a ponte, mas ele fica muito exposto em caso de chuva forte.

Essa expedição contou com o apoio das seguintes marcas
Stanley PMI Brasil
Deuter Brasil
LOCALIZAÇÃO DAS VIAS COLOMBIANOS E LOS MISERABLES
ACESSO PARA CAJÓN DEL MAIPO A PARTIR DE SANTIAGO
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados