top of page

INFERNO NA TORRE - TRÊS PONTÕES - AFONSO CLAUDIO

A via Inferno na Torre fica localizada na cidade de Afonso Claudio, no estado do Espírito Santo, uma típica cidade do interior. Para quem deseja escalar nos Três Pontões recomendo fortemente ficar hospedado na Pousada Cantinho Três Pontões, já que ela fica muito próxima da montanha.

Aqui também vale acordar bem cedo, para poder escalar com calma e sem risco de voltar na parte da noite. Vale muito pegar os betas da trilha e acesso para a base da via com o Itamar da Pousada Cantinho Três Pontões, ele e seus cachorros conhecem muito bem a montanha.

A trilha começa exatamente no refeitório da Pousada Cantinho dos Três Pontões e segue por um longo costão rochoso até a face cravejada de buracos do Pontão Maior. Nesse ponto é preciso descer pelo lado esquerdo por uma grota e depois continuar descendo por uma escadaria fixada na rocha. Vale informar que os últimos degraus estão amassados, logo pode ser interessante rapelar ou fixar algumas fitas longas. Depois basta seguir a trilha até a base da via que já está próxima.

A via é uma típica escalada de aventura, com uma grau de dificuldade sempre na casa do quarto ou quinto grau, além de uma enfiada de artificial fixo. A exposição na grande maioria das vezes é bem amiga, predominando o padrão E2, mas em alguns lances fica no padrão E3.

Essa não é uma escalada muito longa, mas demanda um certo tempo, já que o artificial pode ser meio trabalhoso. Vale ressaltar que essa enfiada também alterna trechos em livre, principalmente o domínio de um teto.

Ao todo são seis enfiadas, sendo que duas delas são praticamente uma trilha de acesso ao colo entre os pontões e as duas últimas duas são bem curtinhas, logo é possível fazer tudo com certa rapidez. De qualquer forma, a escalada flui em um ambiente pictórico, logo não vejo necessidade de correria, a curtição faz parte do jogo!

Inferno na Torre - Três Pontões

O rapel pode ser feito pela própria via e com uma corda de 60 metros, mas será preciso "negociar" com a diagonal da penúltima enfiada, mas nada que seja muito complexo. Basta o primeiro descer em diagonal costurando e o último descer recuperando todas as costuras, mas neste caso alguém deverá travar a corda para evitar o pêndulo. 

Uma excelente combinação é na sequencia conhecer as diversas opções na Pancas ou Via Normal na Pedra Azul em Domingo Martins, também no estado do Espírito Santo. E se houver mais tempo vale muito esticar a viagem para São José do Divino e para escalar a Moonwalker na Pedra Riscada.

Grau de Dificuldade: 5º V VIIb/A1 E3 D2 235 metros

Equipamentos necessários: uma corda de 60 metros, algo em torno de 16 costuras, paradas e um jogo de BD Camalots do .5 ao 2. Um par de estribos e um par de jumar também pode ajudar na enfiada de artificial.

Conquistadores: Roberto Tristão e Gilberto Azevedo

Ano da Conquista: 1996

ACESSO PARA POUSADA CANTINHO TRÊS PONTÕES SAINDO DO RIO DE JANEIRO
bottom of page