EVOLUÇÃO - PEDRÃO - PEDRALVA

A via Evolução fica localizada na cidade de Pedralva, no sul de Minas, próximo da cidade de Itajuba. Ela é uma típica cidade rual do interior de Minas Gerais, com muitas propriedades rurais e pouca infraestrutura, logo é preciso levar tudo para lá, ou fazer um pit stop em algum mercado de Itajubá. O único refúgio disponível na região é o Abrigo do Tião Simão, que apesar de rústico é bem acolhedor.

 

A via é um clássico da região, fica relativamente próxima do refúgio, cerca de 45 minutos de caminhada, que começa por uma estrada de terra nas plantações de café e depois segue por uma trilha cruzando um campo com grandes blocos de pedra, para depois seguir por um bananal até a base da via.

 

A escalada é na quente face norte do Pedrão de Pedralva, com uma dificuldade constante na casa do quarto grau, alguns lances de quinto ou sexto, 350 metros de extensão, proteções fixas e paradas duplas, sempre mantendo um padrão de exposição razoável ao longo de toda a via, sendo que nos lances mais difíceis a exposição é reduzida. A dica é descer pela própria via, fazendo 10 lances de rapel com corda dupla de 60 metros, assim é possível evita uma longa e muitas vezes confusa caminhada de volta para o abrigo a partir do cume.   

Grau de Dificuldade: 5º VI E2 D3 350 metros

Conquistadores: João Vilela e Daniel Anami

Ano da Conquista: 1995

ACESSO PARA A BASE DA VIA SAINDO DO ABRIGO DO TIÃO SIMÃO
ACESSO PARA O ABRIGO DO TIÃO SIMÃO SAINDO DO RIO DE JANEIRO
ACESSO PARA O ABRIGO DO TIÃO SIMÃO SAINDO DE SÃO PAULO
  • Whatsapp
  • telefone
  • Contato Escaladas Clássicas
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Escalada é um esporte de risco, acidentes graves e mortes podem acontecer com escaladores experientes e inexperientes. O conteúdo desse site não garante sua segurança ou o sucesso da escalada. Caso tenha o interesse de iniciar no mundo da escalada procure um instrutor qualificado e capacitado para essa atividade de risco elevado.

© Copyright - Escaladas Clássicas - Todos os direitos reservados