top of page

WALDO COM SECUNDO

A Waldemar Guimarães, ou simplesmente Waldo, está localizada na face norte do Pão de Açúcar e para acessar a sua base é preciso entrar a Pista Claudio Coutinho no canto esquerdo da Praia Vermelha na Urca. Aproximadamente na metade da pista é preciso pegar a trilha para o Morro da Urca, que é praticamente uma avenida, e subir em direção ao colo do Morro da Urca com o Pão de Açúcar.

Chegando no colo é preciso seguir por uma trilha para a direita, em direção a face oeste do Pão de Açúcar, mas ao chegar na torre de luz (estrutura metálica) é preciso pegar uma trilha discreta para esquerda, descendo em direção a face norte. Essa trilha não é muito definida, mas vai descendo em direção a face norte, sempre na direção da rocha. A base da Waldo fica na sequencia da Secundo, descendo mais um pouco, sempre margeando a face norte do Pão de Açúcar.

A primeira enfiada começa com alguns lances em fendas, onde a proteção pode ser melhorada com um Black Diamond Camalot #1 logo após o primeiro grampo. Depois fica o crux da primeira enfiada, que é um tetinho fendado de sexto grau protegido por um grampo logo acima. Superando esse tetinho a enfiada segue por uma linda fenda frontal toda protegida por grampos, seguida por uma horizontal para a esquerda e depois uma retinha em agarras.

Obs1: O ideal é esticar ao máximo a corda e fazer a P1 no final dessa retinha, em um grampo simples, para fazer a segunda e terceira da Waldo em apenas uma enfiada.

A segunda enfiada segue para a direita, por um sistema de fendas na cotado em quinto grau, sempre protegido por grampos, até um platô e depois segue por uma rampa fácil até a base da chaminé. A chaminé é a parte mais chatinha da via, mas após o segundo grampo ela fica estreita e já possível escalar por um bonito diedro de quarto grau até um platô pequeno com um grampo e uma chapa.

A terceira enfiada é a variante Por Favor Não Grampeie, que faz a ligação da Waldo para o Secundo. Essa variante é um sistema de fendas todo em diagonal para a direita com aproximadamente vinte metros, que termina em um platô com parada dupla da via Secundo Costa Neto. Apesar do nome, atualmente existe um grampo logo no início dessa variante, o que tira um pouco do seu charme. Com um jogo do Black Diamond Camalot do #.75 até o #2 é possível fazer essa variante sem problema.

Escaladas Clássicas

A quarta enfiada é crux da via, ela é uma reta muito bem protegida, onde o grau vai subindo gradativamente. Essa enfiada começa com lances de sexto e no final existe um crux técnico de sétimo (7a), que pode ser feito em artificial (A0) caso seja necessário. Na teoria essa enfiada termina em uma parada dupla na parede vertical, mas é recomendável seguir por mais alguns metros até um platô grande em forma de buraco, onde pode ser feita a parada em um grampo. Com uma corda de 60 metros e costuras adicionais pode emendar essas duas enfiadas sem problema!

A quinta enfiada começa com uma pequena travessia em diagonal para a direita, mas logo depois existe um lance de boulder, onde é preciso fazer um movimento dinâmico na casa do sexto grau. Após esse lance a via segue para cima e depois cai ligeiramente para esquerda até um micro platô com uma parada dupla, sempre na casa do terceiro ou quarto grau.

A sexta e sétima enfiadas é a reta do mar de agarras do Secundo, que podem ser feitas em apenas uma enfiada utilizando uma corda de 70 metros, sempre na casa do quarto grau com agarras grandes. Essa enfiada termina em um platô grande com parada dupla, praticamente uma sala.

Para acessar a oitava e última enfiada é preciso fazer uma pequena travessia para a direita, onde existe apenas um lance fácil de escalada e grande parte do trecho é feito andando.

A oitava enfiada é um diedro todo grampeado, onde é preciso posicionar os pés em aderência, mas sempre existem boas opções para as mãos na borda ou no interior do diedro. No final desse diedro é preciso fazer uma travessia para a direita, para depois fazer outra travessia para a esquerda, seguindo um veio de cristal. Após basta fazer um fácil lance de domínio e já é possível chegar no cume. A parada final pode ser feita em dois canos verdes de ferro em forma de ferradura.

Para voltar para a Pista Claudio Coutinho basta pegar o bondinho até o Morro da Urca e depois descer a trilha.