top of page

No Mundo da LUA - PONTÃO DO SOL

A via fica localizada no Pontão do Sol, que é composto por dois cumes secundários ao Pico Maior, com cerca de 300 metros de extensão e seis enfiadas.

Para chegar na base é preciso seguir pelo caminho a partir da porteira do Mascarim, subindo por uma trilha bem definida até uma placa que indica a entrada para as trilhas e vias de escaladas no Pico Maior, Pico Médio e Pico Menor. Essa trilha passa ao lado de uma casa e logo no início é preciso cruzar um riacho. Depois a trilha segue por um antigo pasto até um pequeno portão de madeira. Nesse momento é preciso ficar atento, já que logo após esse portão é preciso seguir por uma trilha pela esquerda. Essa trilha segue subindo sempre na direção do Pico Maior, cruzando outro riacho até o momento em que existe uma bifurcação, sendo preciso seguir pela direita. Depois a trilha segue até a base da Face Leste do Pico Maior, mas é preciso seguir pela esquerda até a base das vias do Pontão do Sol.

A via é uma das mais acessíveis de Salinas, com um grau médio cotado em 4º ou 4ºsup e uma exposição em torno do E2. O crux é cotado em 5ºsup e está localizado no início da quarta enfiada, que também possui outro lance de 5º grau no final. A quinta enfiada  também possui um lance delicado cotado em 5º grau.

A via é possui proteções fixas, sendo a sua maioria grampos, algumas chapas e até um piton na sexta enfiada. No entanto também é necessário utilizar proteções móveis, um jogo do Camalot .5 ao 3 é o suficiente para a sua repetição. O rapel deve ser feito pela própria e a utilização de cordas duplas facilita muito o processo de descida. Com exceção da P1 todas as outras paradas são duplas.