top of page

MARIO ARNAUD - CABRITOS

A via Mario Arnaud fica localizada no Morro dos Cabritos, na região do Vale dos Frades em Teresópolis, com uma vista singular do Capacete e Três Picos, com a linha da Sylvio Mendes se destacando na face oeste do Pico Maior.

Saindo de Teresópolis é preciso pegar a RJ 130 na direção de Nova Friburgo e após vinte minutos virar a direita, pegando uma estrada de terra para a região do Vale dos Frades. Depois de 10 minutos nessa estrada de terra já é possível ver a Cachoeira dos Frades, mas ainda é preciso seguir mais um pouco até a base da montanha, que nesse momento já pode ser vista relativamente perto. O carro pode ser estacionado próximo de uma casa com um curral, ao lado da estrada, e depois subir por uma espécie de barranco, para então seguir pelo pasto na direção do costão rochoso na extrema direita.

As via possui 15 enfiadas e as primeiras seguem por um sistema de costão e platôs, onde a escalada nunca ultrapassa o quarto grau de dificuldade. Depois desse trecho inicial a via segue pela crista oeste da montanha, passando por bonitos lances de aderência e agarras, sempre bem protegidos, cotados como E1 ou E2. Após 12 enfiadas, já próximo do cume, será preciso pegar um pequeno trecho de trilha e depois fazer uma enfiada em artificial fixo. A última enfiada é justamente o crux da via, com alguns lances na casa do quinto grau e um último lance de sexto grau. Após esse lance já é possível fazer a última parada e na sequencia o cume!

O rapel pode ser feito pela própria via, alternando lances de rapel e alguns trechos de caminhada em trilha ou costão. Recomenda-se utilizar corda dupla para agilizar o rapel, mas com uma corda simples de 60 metros também é possível.