top of page

MARIA NEBULOSA - MARIA COMPRIDA

A Maria Nebulosa foi a primeira via conquistada no Brasil com mais de 1.000 metros de extensão, ela fica na face nordeste da Maria Comprida (1.926 metros de altitude), montanha localizada na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Saindo da cidade do Rio de Janeiro o acesso é realizado através da BR 040, subindo a serra de Petrópolis até a localidade de Secretário, na cidade de Petrópolis. Pegue a saída 52 para Secretário e siga pela BR-492 (ou RJ 123) por 7,7km, vire à esquerda na Estrada da Rocinha e siga por 9km até uma pequena clareira, já próximo a porteira, onde é possível estacionar o carro (tenha cuidado para não atrapalhar a área de manobra). Seguindo a pé vai ter uma casa a esquerda e logo depois uma bifurcação, siga pela esquerda, vai ter outra porteira, passará por uma ponte (não entre neste rio!) e logo depois haverá uma outra ponte, com gramado no lado esquerdo. Siga por esse gramado a esquerda, antes de cruzar a ponte, e suba pelo leito do rio a partir daí. Da entrada do rio até a base da via são uns 50 minutos de caminhada.

A via é bastante longa, são 22 enfiadas, totalizando 1.040 metros, com grau médio em torno do terceiro grau e uns quatro lances isolados de quinto. De P4 até a P14 a via fica bem fácil seguindo por costões de II e III e pode ser uma boa estratégia escalar em simultâneo para ganhar tempo. Apesar de fácil, a via possui lances muito longos e é equipada com grampos e chapeletas. Recomendável levar Camalots .5, .75 e 2. Vale ressaltar que o rapel só é possível com duas cordas de 60 metros.

Também é possível descer pela caminhada, que é bastante técnica, com trechos de cabo de aço e rapel. Porém, a caminhada segue pela face sudoeste até a localidade de Araras, sendo preciso combinar algum resgate ou deixar um segundo carro estacionado no início da trilha na véspera.

Como a via segue por calhas de escoamento da montanha e a caminhada é pelo leito do Rio, é recomendável ir apenas em períodos secos. Mais informações aqui.

Grau de Dificuldade: 3º V D4 E4 1040 metros

Conquistadores: Alex Ribeiro (Che), Jorge Fernandes, Rafael Wojcik, e Pedro Miranda