top of page

CANINO SAMPAIO - PEDRA HIME

A Canino Sampaio fica na Pedra Hime em Jacarepaguá, no Parque Estadual da Pedra Branca, zona oeste do Rio de Janeiro. O acesso é feito através da Pedreira Tamoio, onde é preciso preencher uma ficha de acesso, e depois seguir pela extrema direita, por uma estrada de terra, sempre na direção da parede até a entrada da trilha.

A trilha é muito bem sinalizada, com diversas placas indicando o caminho, que passa pela Falésia dos Anéis e depois segue na direção das vias de escalada da Pedra Hime. No final da trilha tem uma pequena clareira, com a base da via Cidade dos Anjos a esquerda, e a aresta leste em frente, formando uma espécie de calha. Seguindo pela calha ficam as bases das vias Canino Sampaio, Canino Cascudo, Terra de Canino e Canino Esportivo.

A Canino Sampaio é cotada em 5º VIsup, bem protegida em seus 250 metros de extensão, divida em 7 enfiadas, todas com paradas duplas. A via alterna lances de aderência e agarra, mas seu crux passa por uma cristaleira vertical muito bonita. Alguns nuts médios e grandes são necessários no final da via, para proteger uma fenda em diedro, que na sequencia segue direto para o cume.

A base é de fácil localização, já que fica logo no início da calha, com o primeiro grampo podendo ser visualizado facilmente. A descida deve ser feita pela trilha do cume e dura aproximadamente 45 minutos até a entrada da pedreira. Caso queria rapelar pela própria via, recomendo não fazer cume e iniciar o rapel da P4.

Grau de dificuldade: 5º VIsup E1/E2 D2 250 metros

Conquistadores: Carlos Alberto Sampaio Loureiro, Nielson de Oliveira Sampaio e Noelson de Oliveira Sampaio