top of page

AGULHA GUARISCHI

A Agulha Guarischi fica encravada no meio da Enseada do Bananal, espremida entre o Morro do Telegrafo, Alto Mourão e o mar. Ela possui um dos cumes mais espetaculares do estado Rio de Janeiro, onde é possível ficar com uma perna em cada face da montanha, como se estivesse montado em um cavalo.

Para acessar a base é preciso pegar a trilha na entrada do Parque Estatual da Serra do Tiririca na praia de Itacoatiara, na cidade de Niterói. Essa trilha sobe por um caminho bem definido, mas em seguida aparece uma clareira, uma espécie de trevo. Nesse momento é preciso seguir reto, descendo na direção da Enseada do Bananal. Indo para a esquerda é a trilha para as vias de escalada do Morro do Telegrafo, para a direita é a trilha para o costão de Itacoatiara.

Seguindo na direção da enseada, após alguns minutos a trilha segue próxima do mar, onde existe um grande bloco de pedra. Logo após esse grande bloco de pedra é preciso pegar uma trilha para esquerda, na direção da Agulha Guarischi, mas esse trecho não é muito bem definido. De qualquer forma, em muitos momentos é possível enxergar a agulha e se orientar.

O Paredão Zezão é a via mais procurada, ela possui cerca de quatro enfiadas, com uma dificuldade média em torno do terceiro grau e um crux delicado quinto no início da primeira enfiada. Para acessar o cume é preciso emendar com o Paredão Eldorado, em mais duas enfiadas de terceiro grau. Passando pelo crux inicial, o restante é praticamente um passeio, onde predomina a escalada em agarra e aderência, com seu cume cinematográfico. Vale ressaltar que o rapel é feito pela própria via, o que demanda certa paciência, já que a via é relativamente longa e positiva.