top of page

BOI RETO - PEDRA ROXA

A Boi Reto é uma escalada clássica da Pedra Roxa, uma via fácil, com muitas agarras e alguns lances de agarrência. Ela fica na face noroeste da Pedra Roxa, montanha localizada no distrito de Secretário da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Saindo da cidade do Rio de Janeiro o acesso é realizado através da BR 040, subindo a serra de Petrópolis até a localidade de Secretário, na cidade de Petrópolis. Pegue a saída 52 para Secretário e siga pela BR-492 (ou RJ 123) por 7,7km, vire à esquerda na Estrada da Rocinha e siga por mais 4,5km até a porteira da Pedra Roxa a direita. Passando pela porteira siga por mais alguns metros até a base da pedra. É possível ver a Pedra Rocha ao longo da Estrada da Rocinha, sendo um trajeto muito intuitivo, logo não é muito difícil chegar até lá!

Estacionando o carro na beira da estrada, basta acessar o pasto por uma porteira de arame farpado e seguir até a parede em frente por um trilha não muito bem definida. A base da via fica cerca de 15 metros a esquerda (olhando para a parede) de uma árvore queimada e ela é protegida quase que integralmente por Wave Bolts de inox (químicos), mas também conta com alguns grampos de meia. É muito fácil identificar, já que as agarras são muito limpas pela frequência, sendo possível identificar a linha na parede de longe.

A via é relativamente curta, uma linha reta com aproximadamente 150 metros de extensão, onde predomina a escalada em agarras (muitas agarras!!!). No final a parede perde verticalidade e as agarras diminuem, ficando uma mistura de aderência com regletes (agarrência).

Ela pode ser feita em três enfiadas, sempre com paradas duplas, com uma dificuldade constante em torno do terceiro ou quarto grau. A melhor opção é descer por rapel pela própria via.

A base das vias da Pedra Roxa é um pasto e possui MUITOS carrapatos! Recomenda-se fortemente usar calça comprida com as meias por cima das calça. Algum inseticida no tênis e nas perdas ajuda muito também!